O melhor pedaço da Maçã.

Grupos europeus acusam Apple de obsolescência programada… de novo

Framesira / Shutterstock.com
iPhones 12

Em breve, o setor jurídico da Apple deverá receber mais um processo sobre a suposta obsolescência programada de seus smartphones. Desta vez, membros do grupo Euroconsumers enviaram uma carta à Maçã pedindo uma posição quanto ao consumo excessivo de bateria dos iPhones no iOS 14.5 e atualizações posteriores — é o que diz o site iPhoneros.

Publicidade

O documento foi enviado na sexta-feira passada (9/7) e é assinado pela Organização Espanhola de Consumidores e Usuários (Organization of Consumers and Users, ou OCU) e por outros grupos — tais como Altroconsumo (Itália), Deco Proteste (Portugal) e Test Achats (Bélgica).

Segundo os consumidores, a obsolescência programada estaria afetando usuários com modelos mais recentes dos iPhones (8, XS, 11 e o 12) e eles mencionam também uma rápida drenagem da bateria e um baixo desempenho do smartphone após instalarem determinadas atualizações do iOS 14 — especificamente, são citadas as versões 14.5, 14.5.1 e 14.6.

De acordo com a OCU, o objetivo da carta é “criar um diálogo com a Apple para estabelecer a melhor forma de compensar os consumidores” e ela ainda ameaçou levar o caso ao tribunal caso a empresa não forneça “uma resposta adequada” — não sabemos ao certo o que, de fato, seria isso.

Publicidade

Ainda não há provas concretas de que o consumo excessivo da bateria esteja diretamente relacionado às atualizações do iOS, tal como a organização citou. No mais, para que qualquer alegação seja legalmente relevante, ela teria que englobar milhares de consumidores e aparelhos — e tudo indica o contrário… por enquanto.

via iMore

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Instagram testa no Brasil modo para misturar músicas no Reels

Próx. Post

Apple TV+ firma parceria com produtora do diretor de “A Grande Aposta”

Posts Relacionados