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Meta, Microsoft, X e Tinder se juntam à Epic em briga contra a Apple nos EUA

Epic Games vs. Apple

Na semana passada, falamos aqui que a Epic Games havia acusado a Apple de violar uma decisão da Justiça estadunidense ao supostamente dificultar a inserção de links em aplicativos distribuídos pela App Store, os quais redirecionariam os usuários para ambientes de compra fora do sistema da loja.

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Na ocasião, a desenvolvedora de Fortnite também criticou a taxa de até 27% que gigante de Cupertino tem cobrado desde janeiro, no caso de transações realizadas por meio de sistemas de pagamentos de terceiros.

Pois bem, segundo o The Wall Street Journal, hoje a Meta, a Microsoft, o X e o Match Group (empresa dona do Tinder) se juntaram à Epic nessa briga. Mais especificamente, as quatro gigantes do mundo da tecnologia entraram nesta quarta-feira (20/3) com uma petição amicus curiae, a qual reforça a queixa da empresa de games e deixa claro que elas não acreditam que a Apple está, de fato, cumprindo com o que foi determinado nos tribunais.

No documento, elas argumentam que a taxa cobrada pela Maçã acaba com todo o propósito das mudanças, já que ela não difere muito da taxa da própria App Store, a qual chega a até 30%. Ainda segundo essas companhias, só o custo envolvido com a configuração de um sistema de pagamentos alternativo já compensaria essa diferença de 3% — isso se não ficar ainda mais caro para os desenvolvedores.

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O amicus curiae, é claro, também cita as limitações impostas pela Apple para a inserção de links de redirecionamento em apps distribuídos pela App Store. De acordo com as quatro gigantes, a Maçã permite a inclusão de apenas um link, além de proibir os desenvolvedores de oferecerem mais informações sobre descontos e ofertas disponíveis apenas nesses ambientes de pagamento alternativos.

O que disse cada empresa

A Meta, especificamente, explicou no documento que deveria ser capaz de redirecionar os seus usuários quando eles fossem adquirir um impulsionamento para posts em suas redes sociais — isso justamente para escapar da taxa da App Store. Essa, vale lembrar, não é a primeira vez que a companhia comandada por Mark Zuckerberg critica a Maçã por isso.

Já a Microsoft disse que a sua habilidade de oferecer descontos e outras ofertas no iOS está “limitada”, enquanto o X reforçou que a taxa de 27% é um “imposto” sobre compras o qual elimina a vantagem de links de redirecionamento.

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O Match Group, por fim, afirmou que essas limitações “impactarão milhares de desenvolvedores e milhões de usuários” e “impedirão os esforços do tribunal para melhorar a concorrência de preços nas transações digitais”.

Ainda segundo as informações, a Apple terá a chance de divulgar uma resposta antes de uma audiência sobre a petição em 30 de abril. Aguardemos…

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