O melhor pedaço da Maçã.

Androids com NFC também podem identificar um AirTag perdido

App Buscar e AirTag

À medida que o mundo vai conhecendo melhor o AirTag, novo rastreador portátil da Maçã para localizar itens perdidos, mais detalhes vão emergindo. Caso você ainda não tenha se inteirado sobre o que é o AirTag, confira nosso breve “dossiê” sobre o dispositivo.

Publicidade

Resumidamente, o AirTag permite que você rastreie facilmente coisas como suas chaves, carteira, bolsa, mochila, bagagem, entre outros. Ele funciona usando o chip U1 e o Bluetooth para se manter em contato com a rede Buscar (Find My) da Apple.

AirTag e Androids

A Apple não destacou em seu anúncio que, quando um AirTag é colocado em modo perdido pelo dono, a mensagem que o dispositivo exibe ao ser encontrado pode ser lida por qualquer smartphone habilitado para NFC1Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade., incluindo não apenas iPhones, mas também Androids.

De acordo com a Apple, para descobrir os detalhes de um AirTag basta segurar o lado branco do dispositivo na parte traseira de um iPhone ou outro dispositivo compatível com NFC. Assim, você verá uma notificação com um link que oferece informações sobre aquele AirTag, incluindo se ele está perdido.

Leitura de AirTag perdido

É importante notar, contudo, que a configuração do AirTag requer um dispositivo iOS, então não é como se isso significasse que os rastreadores serão úteis para usuários de Android — mas o suporte para NFC significa que usuários têm uma chance maior de recuperar seus itens perdidos.

AirTag perdido por um longo período

A Apple também adicionou um outro recurso que permite encontrar mais facilmente um AirTag: segundo a companhia, um rastreador que não estiver com a pessoa que o registrou por um longo período de tempo tocará um som ao ser movido, para alertar quem estiver por perto para que possa ser encontrado, mesmo sem um dispositivo iOS.

Publicidade

A documentação da Apple não explica o que constitui “um longo período”, então John Gruber, do Daring Fireball, pediu às suas fontes na Apple uma definição mais exata. Eles o informaram que o tempo limite atualmente é de três dias, mas sugeriram que isso poderá mudar no futuro:

Publicidade

O período máximo para um AirTag tocar um som se for separado de seu proprietário é atualmente de três dias — mas isso não é incorporado ao próprio AirTag. É uma configuração do lado do servidor na rede Find My, então a Apple pode ajustá-la se o uso no mundo real sugerir que três dias é muito longo ou muito curto.

Naturalmente, se o AirTag estiver geograficamente próximo da pessoa que o registrou, mesmo que perdido, ele não emitirá esse som — contudo, nesse caso, o próprio proprietário pode solicitar que o AirTag emita um som usando o app Buscar.

Seja como for, se alguém encontrar um AirTag depois de ouvi-lo emitir um som, será possível descobrir quem é seu proprietário a partir do recurso de identificação supracitado.

Rastreamento e privacidade

Ainda de acordo com a própria Maçã, o AirTag foi projetado com “privacidade em seu núcleo” e para “desencorajar o rastreamento indesejado”.

Publicidade

Contudo, pode ser que alguém utilize-o como uma verdadeira arma de perseguição — nesses casos, para evitar o rastreamento sem conhecimento, o app Buscar notificará a pessoa se um AirTag desconhecido for visto movendo-se com ela ao longo do tempo.

Se você descobrir que um AirTag desconhecido está sendo usado para rastreá-lo, é possível desativar o AirTag e parar de compartilhar a sua localização.

No entanto, não sabemos como isso se aplicará na realidade — afinal, qualquer pessoa mal-intencionada poderia, mesmo que não estivesse sendo rastreada, aproveitar essa possibilidade para desativar um AirTag a qualquer instante.


Boas curiosidades… agora só falta o AirTag chegar. 😛


Comprar AirTag de Apple Preço à vista: a partir de R$332,10
Preço parcelado: a partir de R$369,00 em até 12x
Opções: pacote com 1 ou 4 unidades

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Notas de rodapé

  • 1
    Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

HomePod mini chegará a mais países em junho

Próx. Post

★ Economize na troca do vidro do Apple Watch!

Posts Relacionados