No mês passado, falamos aqui sobre como a plataforma de anúncios no Facebook estava retomando a efetividade de outrora mesmo após os abalos causados pela Transparência do Rastreamento de Apps (App Tracking Transparency, ou ATT) do iOS 14.5. Entretanto, o abalo já está causado — e, segundo uma estimativa recente da Lotame, a Meta poderá ter uma perda significativa na sua receita por conta dos recursos da Maçã.
Mais precisamente, a firma estimou que a ATT custará cerca de US$12,8 bilhões à receita da dona do Facebook em 2022 — um impacto de cerca de 9,7% do total da sua receita prevista para o ano.
O relatório, entre outras coisas, mostra o poder quase incomparável do Facebook na indústria dos anúncios: considerando quatro plataformas que lucram com base na publicidade (Facebook, Snap, Twitter e YouTube), o impacto estimado na receita das quatro é de US$15,8 bilhões — ou seja, apenas a Meta contribui para 81% desse total.
No caso do YouTube, por exemplo, o impacto deverá ser de cerca de US$2,1 bilhões, enquanto o Snap deixará de ganhar US$546 milhões. O Twitter será o menos impactado dos gigantes, com uma perda estimada de US$323 milhões — a empresa já havia estimado que as consequências da ATT para os seus cofres seriam “moderadas”, vale lembrar.
A Lotame notou, no relatório, que o impacto das medidas de privacidade da Apple deixarão de ser considerados nas análises financeiras das empresas muito em breve — isso porque, com outros fatores globais afetando a performance das companhias (novas medidas de privacidade introduzidas por governos, consequências da pandemia e da Guerra na Ucrânia, entre tantos outros), será difícil analisar isoladamente os impactos da ATT na receita das gigantes.
De qualquer forma… haja dinheiro, hein?!
via AppleInsider