A última pesquisa da comScore tornou evidente o domínio do ecosistema de aparelhos do Google sobre o iOS, mas, mesmo assim, usuários de aparelhos com Android ainda não conseguem gerar a mesma audiência para sites da internet que a plataforma móvel da Apple. O Mobile Safari no iPhone fica atrás apenas do Opera na guerra dos navegadores móveis, segundo dados da StatCounter, mas graças à representatividades de iPods touch (e de iPads, por que não?), a Maçã toma a liderança dessa pesquisa.
O gráfico acima expõe o percentual do mercado de cada gigante no segmento de navegadores móveis, mas contando principalmente os números de smartphones. Nele, o iPhone sozinho representa 18% dos acessos à internet, enquanto os aparelhos com Android compreendem apenas 15%. Entretanto, só o iPod touch já adiciona 6 pontos percentuais ao market-share do Mobile Safari, o que tecnicamente o coloca à frente do Opera Mini como browser móvel mais usado no mundo.
Vale ressaltar ainda que, com exceção da Opera, todas as grandes empresas destacadas pela StatCounter possuem browsers baseados na mesma tecnologia que o Mobile Safari, da própria Apple — o WebKit. Somadas, as audiências deles representam mais da metade do mercado.
[via AppleInsider]