O melhor pedaço da Maçã.

Curiosidade: como é usar um iPhone 5s em 2023?

Recentemente, publicamos um vídeo contando como é usar um iPhone XR em 2023, o qual foi lançado há quase cinco anos. Este post vai um pouco além e pretende mostrar, mais por curiosidade, como é usar um iPhone duas vezes mais velho: o 5s, lançado há quase dez anos, em setembro de 2013.

Publicidade

Definitivamente existem opções com melhores custo-benefício e o objetivo deste post não é necessariamente fazer comparações, mas trazer-lhes um resumo da minha breve experiência com esse aparelho. Em uma recente viagem, vendi meu iPhone e teria que ficar dois dias sem aparelho algum.

Um amigo ofereceu, então, para me emprestar um iPhone 5s, que ele não usa mais.

Software

A primeira coisa que fiz foi atualizar do iOS 11 para o 12, a última versão disponível para esse aparelho. Muita coisa mudou desde essa versão; para se ter uma ideia, iOS 12 não tem nem modo escuro.

A maior decepção, porém, foi descobrir que não é mais possível logar no meu iCloud, uma vez que o meu ID Apple já foi utilizado em um sistema mais recente.

Um ponto positivo é que o AirDrop ainda funciona perfeitamente, tanto para enviar quanto para receber imagens de iOS e macOS mais recentes.

A App Store também funciona bem. É relevante notar que, embora a maioria dos apps mais populares exijam pelo menos o iOS 14 ou 15, é possível baixar suas últimas versões disponíveis para sistemas mais antigos. Foi curioso também a Apple não ter traduzido esse alerta:

Alguns apps que baixei e usei com sucesso:

  • WhatsApp
  • Facebook Messenger
  • Instagram
  • Gmail
  • Google Maps
  • YouTube
  • Netflix

Pontos fortes

O Touch ID, mesmo sendo o de primeira geração, ainda é extremamente competente e não deixa a desejar, o que é surpreendente já que estamos falando de uma tecnologia de dez anos atrás.

Publicidade

Obviamente a performance não vai ser, nem de longe, tão boa quanto a de aparelhos recentes. Não espere conseguir editar vídeos pesados ou jogar games mais novos com a mesma experiência de um aparelho novo. Mas, dito isso, eu considero a performance um ponto positivo para um aparelho com essa idade. Em nenhum momento cheguei a ficar frustrado com lentidão.

Pontos fracos

A câmera quebra um galho, mas está muito aquém à qualidade das câmeras de hoje. Esse deve ser provavelmente o fator que mais privaria pessoas de usar um aparelho como o iPhone 5s no dia a dia.

Publicidade

Existem opções de 16GB, 32GB e 64GB de armazenamento. Acredito que a de 64GB até atenda algumas poucas pessoas atualmente, mas menos que isso imagino ser impraticável.

A bateria do aparelho que eu usei não segura mais carga, portanto tive que mantê-lo conectado a uma bateria externa o tempo todo. Isso poderia facilmente ser resolvido substituindo-a por uma nova, no entanto.

A tela é muito pequena para os padrões de hoje. Eu usava um iPhone 13 Pro Max (6,7″) e o iPhone 5s tem apenas 4″, então foi bem difícil me acostumar com o tamanho de tela menor e principalmente o teclado virtual “espremido”.

Os botões de volume são muito pequenos e hoje vejo como a Apple acertou em deixá-los mais compridos.

Por fim, vale notar que atualmente é difícil encontrar capinhas e películas de tela (eu nem gosto delas, mesmo 😝) para o iPhone 5s.

Conclusão

Como uma solução temporária, o iPhone 5s atendeu às minhas necessidades. Já como uma solução permanente, no entanto, infelizmente é difícil recomendá-lo.

Alguém aí ainda usa um? 😬

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 28 de maio a 4 de junho

Próx. Post

iWork: como adicionar uma galeria de imagens [iPhone, iPad, Mac e web]

Posts Relacionados