O melhor pedaço da Maçã.

Apple testa ferramenta de IA para oferecer anúncios na App Store

Anúncios na App Store

Otimizando o seu serviço de venda de anúncios, a Apple teria seguido os passos de concorrentes como o Google e a Meta com o início dos testes de uma nova ferramenta de inteligência artificial que automatiza a exibição de publicidade na App Store. No futuro, o sistema também poderá incluir outras áreas.

Publicidade

De acordo com informações do Business Insider, a solução teria começado a ser testada com alguns anunciantes. Atualmente, a App Store conta com espaços para anúncios como na barra de busca, no topo da página de resultados e nas páginas de aplicativos, bem como na seção “Hoje”.

Com o novo sistema, os compradores de anúncios poderão inserir o orçamento e o custo por meta de aquisição, assim como audiências e países desejados. O algoritmo, então, decidirá automaticamente o melhor espaço para os anúncios serem exibidos.

A Apple teria dito aos parceiros que está conduzindo os testes para entender como otimizar o desempenho dos anúncios da busca da App Store. Uma das fontes ouvidas pela reportagem disse esperar que a companhia lance oficialmente a solução para anunciantes “nos próximos meses”.

Publicidade

Ferramentas similares já são utilizadas por concorrentes da Apple, sendo que elas destacam essas soluções de IA para anúncios como impulsionadores determinantes dos seus respectivos crescimentos financeiros. Apesar de o Google afirmar que o sistema produz melhores resultados, alguns anunciantes são mais reticentes pela falta de detalhes quanto à exibição dos anúncios. A Meta, porém, fornece relatórios sobre isso.

Além disso, uma ferramenta automatizada como a que a Apple estaria testando necessita de vários tipos de locais de exibição com diferentes valores para ser mais eficiente. Ou seja, os testes podem ser um indício de que a empresa poderá expandir a colocação de anúncios para incluir outras áreas do sistema e até mesmo da própria App Store.

Vale lembrar que a ideia de que a Maçã poderá inserir publicidade em outros aplicativos além da App Store não é nova. O jornalista Mark Gurman (da Bloomberg), por exemplo, já repercutiu um rumor de que o app Mapas (Maps) deverá ganhar anúncios, o que também poderá ocorrer com outros apps nativos.

Publicidade

Eric Seufert, especialista ouvido pelo Business Insider, afirmou ser cético quanto aos apps Notícias (News) e Bolsa (Stocks) ganharem anúncios relativos a apps pois são gerenciados por meio de uma interface de anúncios diferente, que é terceirizada. Ele, porém, reconheceu que o lançamento da nova ferramenta pode ser um prenúncio de novos espaços para anúncios.

Espera-se que esse mercado gere US$7 bilhões para a Apple neste ano, representando um aumento de US$1 bilhão em relação a 2023, conforme dados da firma Omdia. Apesar de a maior parte da quantia advir de anúncios na App Store, também vem sendo feito progresso em outras áreas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta: iPad de 10ª geração (Wi-Fi de 64GB) por R$3.999 em 12x!

Próx. Post

Apple, Google, Mozilla e Microsoft finalmente lançam o Speedometer 3.0

Posts Relacionados