Se você acha que já existem hoje muitas tablets nas mãos de usuários, prepare-se, pois em 2017 a coisa vai explodir! Pelo menos é isso que informa a firma de pesquisa NPD DisplaySearch. De acordo com seu último estudo, foram vendidas 72,7 milhões de tablets ao longo de 2011 (aumento de 256%, se comparado a 2010), enquanto que foram comercializados 187,5 milhões de notebooks (aumento de 12% ano a ano).
Porém, de acordo com as projeções da empresa, isso significa que, em 2017, as tablets atingirão vendas na casa dos 383 milhões, contra 432 milhões de notebooks — os “ultrabooks” terão um papel importante, abocanhando 175 milhões dessas vendas. Com isso, a distância entre tablets e notebooks diminuirá bastante.
Segundo Richard Shim, analista sênior da NPD, a curto prazo as tablets ganharão mercado devido a fatores macroeconômicos e ao problema de fornecimento de discos rígidos — este não parece afetar muito a Apple, mas não podemos dizer o mesmo dos concorrentes. Já a longo prazo, o rápido desenvolvimento das tablets — que, com o passar do tempo, ganharão processadores mais rápidos, mais e mais funções desktop e telas com ótimas resoluções (com o iPad na liderança, seguido pelo Galaxy Tab) — fará a diferença.
[via Electronista]