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HomePod

Tutorial: como usar o HomePod mesmo em um local sem rede Wi-Fi

O HomePod, alto-falante inteligente de qualidade da Apple, precisa necessariamente de uma conexão com a internet para funcionar. E essa conexão só pode ser provida de uma forma: por uma rede Wi-Fi.

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Não adianta, por exemplo, levar o seu HomePod para um local sem rede Wi-Fi e tentar reproduzir músicas nele conectando o seu iPhone ou iPad ao alto-falante por Bluetooth. Isso, aliás, nem é possível — você precisa necessariamente utilizar a tecnologia AirPlay, da Apple. E, para ter acesso ao AirPlay, você precisa de um rede Wi-Fi.

Nessa Páscoa, eu viajei com a minha família para uma casa que não tinha conexão com a internet, mas levei o meu HomePod mesmo assim (afinal, música é fundamental). E como eu resolvi esse problema? De uma forma bem simples.

Mas, o que essa solução tem de simples, tem de importante — não fosse ela, eu não teria como colocar as músicas de “Moana: Um Mar de Aventuras” para tocar 798 vezes (a filha mais velha agradece)! 🎵🌊😝

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Tudo o que você precisa para essa façanha é estar acompanhado de alguém que tenha um iPhone ou algum outro aparelho capaz de compartilhar a internet com você (o bom e velho Acesso Pessoal do iOS) — ou ter dois aparelhos com você (um pessoal e um do trabalho, por exemplo), caso esteja sozinho.

Como compartilhar a internet do iPhone (ou do iPad)

Se o aparelho que você pretende compartilhar a internet for um iPhone (ou até mesmo um iPad com conectividade 4G), o passo-a-passo para isso é bem simples:

Acesso Pessoal no iOS

  1. Acesse Ajustes » Celular.
  2. Toque em “Acesso Pessoal” e, em seguida, toque no controle deslizante para ativá-lo.
  3. Se quiser, você pode mudar a “Senha Wi-Fi” — basta tocar em cima dessa opção e definir uma nova.

Se a opção Acesso Pessoal não estiver disponível, você precisa verificar com a sua operadora o motivo (pode ser que o seu plano não ofereça tal serviço).

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Agora, no seu iPhone (que você quer conectar a essa rede criada), vá em Ajustes » Wi-Fi e procure pelo iPhone ou iPad na lista. Em seguida, toque na rede Wi-Fi para se conectar. Digite a senha e… voilà!

Ao conectar o seu iPhone na rede criada pelo outro aparelho, o HomePod entende que se trata de uma rede Wi-Fi (e é, na prática), passando então a funcionar sem nenhum problema. Vale apenas ressaltar que o aparelho no qual a internet está sendo compartilhada (se for um iPhone, é claro) parece poder “jogar” uma música para o HomePod, já que o alto-falante aparece como opção no AirPlay; o problema é que, ao tentar fazer isso, ocorre um erro.

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É claro que problemas acontecem. Se por um acaso o seu HomePod (mesmo com o seu iPhone conectado à internet pelo Acesso Pessoal do outro aparelho) não demonstrar sinais de vida, o jeito é resetar as configurações do alto-falante.

Como resetar as configurações do HomePod

Pelo iPhone

  1. No seu dispositivo iOS, abra o aplicativo Casa (Home) — certifique-se de que seu dispositivo iOS esteja conectado com o ID Apple que você usou para configurar seu HomePod;
  2. Na aba “Casa” ou “Cômodos”, pressione e segure o HomePod; depois, toque em “Detalhes”;
  3. Role até a parte inferior e toque em “Remover acessório”.

HomePod preto de cima com o ícone da Siri

Pelo próprio HomePod

  1. Pressione a parte superior do HomePod para redefini-lo;
  2. Tire o HomePod da tomada, aguarde 5 segundos e depois conecte novamente;
  3. Aguarde mais 5 segundos, toque na parte superior do HomePod e mantenha o dedo lá;
  4. A animação branca ficará vermelha — mantenha o dedo na parte superior do HomePod;
  5. A Siri dirá que o seu HomePod está prestes a ser resetado; quando você ouvir três bipes, pode levantar o dedo.

Fazendo isso, o HomePod voltará para as configurações de fábrica e você, já conectado à internet pelo Acesso Pessoal do outro aparelho, poderá configurar o alto-falante na nova rede Wi-Fi.

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Nos conte nos comentários como foi a sua experiência ao usar o HomePod em um local sem Wi-Fi. 😉

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