Como resultado das mudanças promovidas pela Apple no iOS para se adequar às determinações da Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA) da União Europeia, o navegador Opera cresceu incríveis 164% em sua versão para iOS — tendência que já havia sido observada com outros browsers.
A Apple e o Google, vale que recordar, foram obrigados pela nova legislação a apresentar um prompt de escolha em seus sistemas operacionais móveis para que os usuários determinem o navegador padrão do sistema — opção que já estava escondida disponível nos Ajustes, cabe destacar.
De acordo com a Opera, entre os dias 5 e 7 de março — os três primeiros desde a implementação da mudança —, o fluxo de usuários do Opera para iOS aumentou fortemente principalmente na França (aumento de 402%), na Espanha (143%), na Polônia (68%) e na Alemanha (56%).
Curiosamente, foi um aumento bem maior que o observado no Android. Na França, por exemplo, o crescimento foi de 54% no dia em que o prompt foi introduzido — o que pode indicar uma menor predisposição dos usuários em trocar o Google Chrome por outro software (como parece existir com o Safari).
Segundo a empresa, esses resultados corroboram uma pesquisa interna a qual indicou que oito a cada dez usuários de smartphones na Europa estão abertos à possibilidade de testar um novo navegador.
A ampla maioria dos participantes da pesquisa também concordou que é importante ter mais escolhas e uma maior transparência ao selecionar um navegador principal.
Requer o iOS 12.0 ou superior
via The Verge