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Crescimento do Opera após DMA

Opera cresceu incríveis 164% após mudanças do iOS na Europa

Como resultado das mudanças promovidas pela Apple no iOS para se adequar às determinações da Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA) da União Europeia, o navegador Opera cresceu incríveis 164% em sua versão para iOS — tendência que já havia sido observada com outros browsers.

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A Apple e o Google, vale que recordar, foram obrigados pela nova legislação a apresentar um prompt de escolha em seus sistemas operacionais móveis para que os usuários determinem o navegador padrão do sistema — opção que já estava escondida disponível nos Ajustes, cabe destacar.

De acordo com a Opera, entre os dias 5 e 7 de março — os três primeiros desde a implementação da mudança —, o fluxo de usuários do Opera para iOS aumentou fortemente principalmente na França (aumento de 402%), na Espanha (143%), na Polônia (68%) e na Alemanha (56%).

Curiosamente, foi um aumento bem maior que o observado no Android. Na França, por exemplo, o crescimento foi de 54% no dia em que o prompt foi introduzido — o que pode indicar uma menor predisposição dos usuários em trocar o Google Chrome por outro software (como parece existir com o Safari).

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Segundo a empresa, esses resultados corroboram uma pesquisa interna a qual indicou que oito a cada dez usuários de smartphones na Europa estão abertos à possibilidade de testar um novo navegador.

A ampla maioria dos participantes da pesquisa também concordou que é importante ter mais escolhas e uma maior transparência ao selecionar um navegador principal.


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via The Verge

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