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Como saber se alguém tem acesso ao seu iPhone ou iPad

Foto de Lianhao Qu no Unsplash
Câmeras (privacidade)

A privacidade de usuários nunca foi tão importante como agora, e a Apple oferece algumas ferramentas para ter um cuidado ainda maior com os seus dispositivos e dados.

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Quer um exemplo? Há uma forma para você saber se alguém tem acesso ao seu ID Apple ou ao seus dispositivos. Quer saber como? Então confira, abaixo!

Verificando os dispositivos conectados ao seu ID Apple

No iPhone/iPad, vá em Ajustes e toque no seu nome, no topo da tela. No fim da lista, você verá todos os dispositivos vinculados à sua conta.

No Mac, abra Preferências do Sistema » ID Apple (ou Preferências do Sistema » iCloud » Detalhes da conta » Dispositivos, se estiver com o macOS Mojave ou anterior). A lista com os aparelhos estará localizada na barra lateral.

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Pela web, entre em iCloud.com e faça o login com o seu ID Apple e senha. Depois, vá em “Ajustes da Conta”, abaixo do seu avatar.

Se detectar algum aparelho desconhecido, remova-o tocando/clicando em “Remover da conta”.

Verificando as configurações do Face ID/Touch ID

É importante verificar se, por acaso, não há um rosto alternativo ou uma impressão digital desconhecida cadastrada em seus dispositivos. Para isso, abra Ajustes » Face ID e Código (ou Touch ID e Código).

Acesse o seu ID Apple e revise as informações

A Apple oferece uma página onde todas as informações sobre o seu ID Apple são centralizadas.

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Acesse appleid.apple.com e faça o login com o seu ID Apple e senha. Depois, revise algumas informações como a autenticação de dois fatores (mais especificamente, algum possível dispositivo confiável que você não reconheça).

Aliás, se a sua conta não estiver usando a autenticação de dois fatores, ative o recurso agora.

Revise os aplicativos instalados em seu dispositivo

Caso algum aplicativo desconhecido apareça em um dos seus dispositivos, revise se já havia baixado ele pela App Store ou se ativou a opção de downloads automáticos em outros dispositivos.

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Para verificar isso, vá em Ajustes » App Store e veja se a opção “Apps” na seção “Downloads Automáticos” está ativada.

Verifique se há perfis instalados

A Apple deixa claro que há alguns casos em que os perfis de gerenciamento de dispositivos móveis (mobile device management, ou MDM) são instalados nos dispositivos. Isso pode ter sido feito por empregadores, escolas ou outras organizações oficiais, por exemplo.

Para verificar se há algum perfil instalado de forma desconhecida, abra Ajustes » Geral » Perfis no iPhone/iPad. Se não visualizar essa opção, isso significa que não há nenhum perfil instalado no dispositivo.

Revise a lista de pessoas com quem você compartilhou informações

É importante também revisar as informações que você compartilha com outras pessoas, como no Compartilhamento Familiar, no app Buscar e no compartilhamento de atividades do Apple Watch, por exemplo.

Caso apareça alguém ali que você não reconheça, é bom tomar as devidas providências para retirar a pessoa.


Pronto, seguindo esses passos você garante que ninguém tem acesso ao seu aparelho ou à sua conta. 😉

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