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Google ainda estaria pagando US$1 bilhão anuais para se manter como a busca padrão do iOS

Google no iPhone com o MacMagazine

Há quase um ano, um analista já havia estimado que o Google estaria pagando cerca de US$1 bilhão anuais para a Apple, para ter o seu sistema de busca como padrão no iOS.

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Essa cifra foi agora corroborada por Scott Devitt, da Morgan Stanley, que trouxe possíveis detalhes de como funciona esse acordo entre as duas gigantes do Vale do Silício.

Google no iPhone com o MacMagazine

Para Devitt, é bem improvável que a Apple tenha aceitado fazer uma parceria com base em compartilhamento de receitas do Google com publicidade móvel. Até então, analistas diziam que a Apple deveria ficar com 75 centavos de cada dólar faturado pelo Google em iGadgets.

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Em vez disso, Devitt aposta que o acordo da Apple com o Google provavelmente envolve uma taxa fixa por cada dispositivo com iOS vendido. Isso daria hoje portanto em torno de US$1 bilhão, com um crescimento médio de 5% ano a ano.

É difícil dizer qual tipo de acordo seria mais vantajoso para um lado ou o outro, mas uma coisa é certa: se a suposição de Devitt estiver de acordo com a realidade, ao menos a contabilidade da coisa toda se torna muito mais simples para as duas empresas.

Olhando especificamente para a cifra de US$1 bilhão, ela sem dúvida pesa muito mais para o bolso do Google do que tem de valor monetário para a Apple, a qual só no último trimestre fiscal *lucrou* mais de US$13 bilhões. Mas para a firma de Mountain View essa garantia é importantíssima para que ela se mantenha no domínio de buscas mobile e acabe faturando indiretamente com outros produtos/serviços.

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Eu não me surpreenderia em nada se uma Microsoft da vida já tenha oferecido até mais que isso para a Apple, porém nessas horas a Maçã não pode analisar a coisa somente pelo lado financeiro. Mesmo se ela ganhasse o dobro por isso, será que valeria a pena a estranheza de consumidores ao verem o Bing como sistema de busca padrão de iGadgets?

Só para terem uma ideia, o Google também tem um acordo similar com a Mozilla para o Firefox — mas, neste caso, Devitt estima que o pagamento anual esteja na casa dos US$300 milhões.

[via Business Insider]

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