O melhor pedaço da Maçã.

Recurso do iOS 17.3 usará biometria para coibir roubos de iPhones

No início do ano passado, publicamos um artigo que explicava como o iPhone “facilitava” a ação de bandidos ao permitir que a senha do ID Apple seja alterada apenas com o código de acesso do aparelho — informação que, muitas vezes, a vítima é obrigada a compartilhar com criminosos.

Publicidade

Pois bem, mais de um ano depois, a Apple finalmente parece ter tomado uma atitude a respeito desse problema. Como compartilhado pelo Wall Street Journal, a primeira versão beta do iOS 17.3, liberada há pouco, inclui um novo recurso chamado Stolen Device Protection (algo como “Proteção de Dispositivo Roubado”) que usa de uma série de truques para impedir que um ladrão tenha acesso às informações salvas no iPhone da vítima.

Mais especificamente, quando o recurso está ativado, a pessoa que está com o aparelho é obrigada a realizar uma série de autenticações com o Face ID ou o Touch ID para seguir com certas ações, como visualizar senhas salvas no Chaves do iCloud (iCloud Keychain), desativar o Modo Perdido (Lost Mode), redefinir o iPhone, usar métodos de pagamento salvos no Safari e mais.

A Stolen Device Protection é ainda mais rigorosa com ações especialmente sensíveis, como trocar a senha ou realizar alguma alteração nas configurações de segurança do ID Apple, trocar o código de acesso do iPhone ou desativar o Face ID/Touch ID. Nesses casos, a pessoa em posse do smartphone precisa fazer a autenticação biométrica, esperar uma hora inteira e passar de novo pelo Face/Touch ID.

Publicidade

Eis a declaração que a Apple deu à CNBC:

À medida que as ameaças aos dispositivos dos usuários continuam a evoluir, trabalhamos incansavelmente para desenvolver novas proteções poderosas para nossos usuários e seus dados. A criptografia de dados do iPhone há muito lidera o setor, e um ladrão não pode acessar os dados de um iPhone roubado sem saber a senha do usuário. Nos raros casos em que um ladrão pode observar o usuário digitando a senha e depois roubar o dispositivo, a Stolen Device Protection adiciona uma nova e sofisticada camada de proteção.

O recurso, vale notar, não virá ativado por padrão, sendo que, para ligá-lo, é preciso ir até Ajustes, tocar em “Face ID/Touch ID e Código” e aí sim ativar a Stolen Device Protection. De acordo com a Apple, esse período de espera de uma hora para ações mais sensíveis não será necessário caso o iPhone esteja em uma localização conhecida/familiar — como a sua casa, por exemplo.

Além disso, quem instalar a beta do iOS 17.3 receberá um alerta após a instalação, convidando a testar a novidade. Essa mensagem, entretanto, não será exibida para o resto dos usuários quando a versão estável do sistema for liberada.

Publicidade

Antes tarde do que mais tarde, não é verdade? 🔐📱

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 17.3, iPadOS 17.3, macOS 14.3, watchOS 10.3 e tvOS 17.3 ganham primeiras betas

Próx. Post

Oferta: iPad de 10ª geração (Wi-Fi de 256GB) com 25% de desconto

Posts Relacionados