O melhor pedaço da Maçã.

Próximos chips da Apple poderão ganhar mais núcleos focados em IA

Apple Silicon

A Apple tem planos de fortalecer as funcionalidades de inteligência artificial generativa em seus dispositivos por meio de uma alegada atualização do Neural Engine nos futuros chips “A18” e “M4”, conforme revelado por fontes ao Economic Daily News.

Publicidade

Com mais núcleos, esse “novo” Neural Engine deverá ser integrado aos próximos iPhones e Macs, melhorando o desempenho em tarefas de IA, como na Siri e no Apple Music, já nas próximas atualizações — previstas para serem anunciadas em junho.

Essa (possível) novidade segue as declarações de Tim Cook, CEO 1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Maçã, sobre o foco da empresa na tecnologia. De acordo com o executivo, mais informações sobre os planos da empresa deverão ser divulgados ainda neste ano.

Ainda segundo o EDN, o chip “A18” — que deverá alimentar os “iPhones 16” — deverá trazer melhorias significativas, incluindo possíveis recursos exclusivos de IA generativa, assim como a Samsung fez com a linha Galaxy S24.

Publicidade

Além disso, também há expectativa pelos futuros Macs com o chip “M4”, previstos para o final deste ano ou início de 2025. Vale relembrar que os chips M3 foram introduzidos há menos de seis meses, portanto essa atualização não deverá chegar logo.

O Neural Engine foi introduzido pela primeira vez no chip A11 Bionic, em 2017, e tem como objetivo acelerar tarefas de machine learning (ML) e IA, sem a necessidade de enviar dados para a nuvem.

Com o passar dos anos, a Maçã aumentou o número de núcleos e a capacidade de processamento do Neural Engine. Por exemplo, no chip A15 Bionic, ele possui 16 núcleos capazes de realizar até 15,8 trilhões de operações por segundo.

via MacRumors

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Gosta de Zumba? Primeiro app oficial tem conteúdos para todos os níveis!

Próx. Post

Juno, cliente do YouTube para o Vision Pro, é atualizado com boas novidades

Posts Relacionados