O melhor pedaço da Maçã.

Review: fones HiTune Max 3, da UGREEN

HiTune Max 3

Uma leve confissão  — que, para quem acompanha as gravações ao vivo do MacMagazine no Ar, nosso podcast semanal, não é nenhuma novidade: há muito tempo eu usava os EarPods da Apple (não esses “novos”, com um formato mais em gota; aqueles antigos mesmo que nem são mais vendidos) durante o dia, trabalhando.

Publicidade

Claro, sou fã dos AirPods Pro (atualmente tenho os de segunda geração) e simplesmente adoro os meus, mas acabo usando-os mais para malhar e correr — já que, ao utilizá-los por um período muito longo (pense aí em 8-10 horas por dia), eles acabam machucando um pouco o meu canal auditivo. Já os EarPods, eu esqueço que estão no meu ouvido…

Perceberam que eu não comentei ainda sobre fones do tipo circumaurais, né? Pois é. Eu cheguei a ter um desses há muito tempo (um Beats Solo³ Wireless, se não me engano, ou algum parecido da marca). Mas isso tem taaanto tempo que eu já tinha esquecido como era usar um desses. Eu fiquei tentado a comprar os AirPods Max quando eles foram lançados, mas o preço me fez desistir e continuar com a dupla AirPods Pro + EarPods.

Pois, recentemente, depois de testar o HiTune X6, a UGREEN me enviou fones circumaurais para eu ter uma experiência com eles. Falo dos HiTune Max 3. E, antes de dar a minha opinião sobre esses fones, vou abordar as especificações técnicas do produto.

O que vem na caixa

A caixa dele é bem simples/clean; dentro, você encontrará tudo o que precisa para ter uma boa experiência com fones do tipo:

  • Os fones em si
  • Uma case protetora
  • Um cabo USB-C/USB-A para recarregar os fones
  • Um cabo de 3,5mm para você usar os fones com fio
  • Um adaptador de 3,5mm para 2 x 3,5mm (aquela saída dupla que vemos nas telas de aviões)

Falando dos acessórios em si, é ótimo poder contar com uma case desse tipo para você simplesmente colocar os fones dentro e jogar tudo dentro da mochila/mala numa viagem, por exemplo. A case é de tecido, rígida e de qualidade, cumprindo muito bem o seu papel de proteger os fones.

Os cabos são comuns: não são os melhores que eu já vi, mas estão longe de serem os piores. Ou seja, estão ali no meio do caminho e cumprem muito bem suas funções; o adaptador, contudo, não é algo tão comum assim de se ver dentro de uma caixa de fones, então palmas para a UGREEN por se preocupar com esse momento (durante um voo) e colocar essa facilidade para quem não abre mão de usar bons fones numa viagem.

Especificações técnicas

Começando com o que pode chamar mais atenção, os fones contam com efeitos sonoros espaciais 3D. Na descrição da própria UGREEN, os fones usam o giroscópio integrado e um algoritmo inteligente de rastreamento da cabeça para entender possíveis mudanças da posição, fazendo um mapeamento em tempo real e ajustando tudo dinamicamente para garantir que o som surround estéreo esteja sempre ao seu redor.

Publicidade

Combinado a um algoritmo de efeito estéreo próprio, a ideia é construir um campo de som espacial tridimensional com posicionamento preciso e em tempo real, fornecendo uma experiência auditiva envolvente para assistir a filmes ou vídeos.

O cancelamento ativo de ruído híbrido pode atingir 35dB, permitindo isolar a maior parte do ruído ambiente e eliminando ruídos de baixas frequências (motor de carros, som de metrô, avião, etc.). Já o modo de transparência permite que os sons do ambiente possam ser ouvidos com mais clareza, sem o abafamento físico dos fones em si, permitindo que você escute uma música ou o áudio de um vídeo sem perder informações importantes ao seu redor.

Publicidade

Além dessas duas opções, você tem ainda uma outra normal (ou seja, nem com cancelamento ativo de ruído nem com modo de transparência). Como os fones são circumaurais, eles já contam com uma espécie de cancelamento de ruído próprio (passivo) por “tapar” o seu ouvido com as conchas. Então, para muita gente, esse pode ser o cenário ideal de uso.

Os fones também são equipados com cinco microfones de alta sensibilidade, que podem separar o ruído de interferência do ambiente em tempo real e extrair vozes humanas — ideias para chamadas telefônicas ou conferências, por exemplo.

A bateria dele é parruda: são até 60 horas de uso; já quando o cancelamento ativo de ruído está ligado, o tempo cai para 40h. Para recarregar os fones completamente você precisa de 1,5 hora, mas caso precise usá-los de forma rápida, 10 minutos de carga são suficientes para lhe dar 5h de autonomia.

No mais, temos drives com um diafragma de 40mm de seda (que reduz o peso em 30% em comparação ao diafragma tradicional e aumenta a dureza e a resistência), Bluetooth 5.0 para transmissão sem fio (alcance de 10 metros), detecção automática de uso (quando você remove os fones o áudio para automaticamente; quando os coloca novamente, ele continua de onde parou), tamanho ajustável (30mm para cima e para baixo; 15,5º para dentro e 96º para fora), faixa superior feita de espuma com memória coberta de couro, macio e confortável, e outros detalhes mais técnicos que não convém muito comentar aqui.

Design

Falando do visual em si, ele me agrada bastante. Todo em preto (meio fosco), os fones são de bom gosto e encaixam perfeitamente na cabeça, cobrindo bem as orelhas (pelo menos as minhas). A pintura dele marca um pouco (você encontrará algumas impressões digitais espalhadas pelas conchas), mas não é algo como o MacBook Air na cor meia-noite, por exemplo.

Ele fica bem leve (pesa 287 gramas) e confortável na cabeça (a faixa acima da cabeça não é daquele tipo de incomoda). Ainda assim, depois de 2 horas de uso, você sente que tem algo — não é como outros fones (não necessariamente circumaurais, é bom notar), que você simplesmente “esquece” que estão ali, principalmente se eles não cobrirem as suas orelhas de forma completa.

No geral, eu tenho a impressão de que são fones sóbrios, sem aquela intenção de causar algum tipo de impacto que alguns tentam passar. São fones discretos e que vão combinar com qualquer situação/uso.

A pegada dele é boa (o material não escorrega) e o acesso aos botões é bem fácil — em pouco tempo, você “memoriza” onde fica qual e usa tudo sem problemas. E por falar neles, vale a pena conferir o que todos fazem.

Controles/botões nos fones

Temos um total de cinco botões nos fones. E eles acabam comandando muita coisa, então é melhor explicar tudo com uma tabela.

BotõesApertar 1xApertar 2xApertar 3xApertar e segurar por 2s
Volume +Aumentar volumeAvançar faixa
Volume –Diminuir volumeRetroceder faixa
LigarTocar/pausar ou atender/encerrar chamadasAtivar a SiriConectar a outro dispositivo emparelhadoNegar uma chamada
3DCalibrar o recursoAtivar o recurso
ANC1Active noise cancellation, ou cancelamento ativo de ruído.Trocar entre os três modos

Algumas outras coisas importantes que vale pontuar aqui:

  • Para ligar os fones, você precisa apertar e segurar por uns dois segundos; já para desligar, uns cinco segundos.
  • Para emparelhar os fones pela primeira vez, aperte e segure o botão de ligar por três segundos até que uma luz azul acenda. Depois, encontre os fones nos ajustes do Bluetooth do aparelho e faça o emparelhamento.
  • Para reiniciar os fones, é preciso apertar o botão de ligar por dez segundos.
  • A maioria dos comandos realizados — com exceção de básicos como aumentar/diminuir volume e avançar/retroceder músicas, por exemplo — são acompanhados de avisos sonoros que informam o que você está ativando/desativando.

Usando os fones com fio

Não tem muito o que explicar. É plugar o cabo P2 em um computador, no avião ou em um smartphone com essa saída de áudio (eles ainda existem?) que você já estará usando os fones. Mas é bom saber que, mesmo utilizando nesse modo, você ainda consumirá a bateria dos fones (então não ache que, ao usar toda a bateria no modo Bluetooth, você poderá trocar para o modo com fio para continuar usando eles).

No mais, os botões de aumentar e diminuir volume não funcionam ao utilizar os fones com fio, bem como o modo 3D.

E por falar em 3D…

Esse, para mim, é o maior ponto negativo dos fones. Se você quer muito assistir a vídeos no YouTube, séries, filmes e tudo mais com esses fones, eu não recomendo utilizar esse recurso de Áudio Espacial 3D. Em vídeos, ele fica muito, mas muito artificial (um pouco robotizado, metalizado, com uma reverberação esquisita)… difícil de explicar sem experimentar.

Já em músicas esse recurso funciona melhor, tentando de fato criar um efeito especial 3D (principalmente quando você mexe a cabeça e o áudio fica fixo na fonte). A qualidade melhora muito se comparado a vídeos, mas ainda me soa um pouco artificial — sem aqueles aspectos muito presentes que comentei acima, é bom notar. Ainda assim, parece que algo não está certo, sabe?

Cancelamento ativo de ruído e modo de transparência

Já aqui eu posso dizer que os fones desempenham muito bem! Não espere o cancelamento de ruído dos AirPods Pro/Max (acredito que esses dois sejam alguns dos melhores do mercado), mas a qualidade é satisfatória. Eu escrevi este review no meu MacBook Pro de 16 polegadas que tem um teclado, digamos, barulhento. O cancelamento ativo de ruído consegue reduzir o som das teclas em uns 90-95%, diria eu. Já com o modo desligado, o cancelamento natural dos fones deve anular uns 80-85% da minha digitação.

Ao buscar as minhas filhas na escola andando pela rua numa cidade bastante movimentada, com carros e motos (todos barulhentos) passando o tempo todo, é claro que o cancelamento não consegue anular tudo. Porém, faz um bom trabalho, deixando o som da música bem mais claro e pouco “atrapalhado” pelo que vem de fora.

Curiosamente, em alguns casos, eu acho que o bloqueio natural (físico) dos fones funciona melhor do que o cancelamento ativo de ruído. Me soa mais agradável, natural mesmo (e é, por questões óbvias). E como ele bloqueia bem o som, acaba que eu utilizo ele bastante também.

O modo de transparência é muito interessante (novamente, complicado comparar com os AirPods Pro/Max). Como você pode imaginar, ele possibilita uma conversa com outra pessoa facilmente, bem como escutar a sua própria voz caso você esteja gravando um podcast ou algo do tipo (é como eu uso durante as gravações do MacMagazine no Ar). Longe de parecer que você está sem os fones, pois você acaba escutando as coisas pelos fones mesmo (nos AirPods Pro, parece simplesmente que você não está com nada e que tudo ao seu redor ficou mais nítido). Mas ele cumpre o papel.

Qualidade do áudio

Quando a gente avalia um produto, precisa levar em consideração diversos aspectos. Nesse caso, estamos falando de fones de cerca de R$400 (preço no momento da publicação desse artigo) que, na minha opinião, entregam um som muito bom — ainda que puxado para graves, algo que não faz tanto o meu gosto. Porém você percebe, sim, que os médios e agudos estão lá presentes, entregando um som agradável.

Não há uma forma de você equalizá-lo ao seu gosto, então se você prefere fones que forçam menos no grave, talvez seja o caso de experimentar os HiTune Max 3 antes de bater o martelo. Mas veja que eu sou uma pessoa que prefere muito mais a calibração dos fones da Apple que a dos da Beats (reconhecidamente mais puxados pro grave) e, ainda assim, eu estou curtindo bastante utilizar esses fones da UGREEN no meu dia a dia.

Conclusão

Tudo na vida é custo-benefício. Você precisa avaliar o preço de algo e o quanto ele pode lhe oferecer. No caso dos UGREEN HiTune Max 3, eu acredito que essa conta fecha de longe — verdade seja dita, essa é quase que a regra para os produtos da UGREEN, da qual eu sou bastante fã.

Pelo preço cobrado (menos de R$400 no momento em que eu escrevo este review) — ou seja, 14 vezes menos que o valor dos AirPods Max no Brasil —, você leva para casa fones bonitos, bem construídos, com uma case robusta, acessórios que fazem a diferença no dia a dia e em viagens e, claro, uma qualidade de áudio bem boa.

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Notas de rodapé

  • 1
    Active noise cancellation, ou cancelamento ativo de ruído.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ A maior promoção do ano do 11.11 da UGREEN chegou com 75% de desconto!

Próx. Post

Review: stand para iPads/Macs e bateria (com stand) para iPhones, da UGREEN

Posts Relacionados