O melhor pedaço da Maçã.

Elon Musk tentou vender Tesla à Apple, mas Tim Cook recusou

Ele também comentou os rumores recentes sobre o “Apple Car”
Elon Musk - Tesla Code Conference

Lembram daquele rumor de que, nos idos de 2013, a Apple teria feito uma oferta para comprar a Tesla, sem sucesso? Pois Elon Musk está aqui para lembrar que a vida é uma montanha-russa.

Publicidade

Comentando tweets do executivo Brett Winton sobre os rumores de um “Apple Car”, o CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Tesla revelou que, “durante os dias mais sombrios” da produção do Model 3 (o modelo de entrada da montadora), tentou marcar uma reunião com Tim Cook para discutir a possibilidade de vender a empresa à Apple — por uma cifra equivalente a 10% do seu atual valor de mercado.

Cook, entretanto, recusou-se até mesmo a marcar a reunião — conta Musk.

Para contextualizar a coisa toda, o Model 3 teve sua produção iniciada em meados de 2017 e passou por seus momentos mais difíceis (segundo declarações anteriores do próprio Musk) entre esse período e o início de 2019, então a tentativa de conversa com Cook provavelmente teria acontecido nessa janela de tempo. A Tesla hoje vale cerca de US$600 bilhões, então o valor do negócio, se realizado, provavelmente teria sido fechado na faixa dos US$60 bilhões.

Publicidade

Difícil dizer a razão da recusa de Cook, mas não seria improvável imaginar que, na época em que Musk manifestou interesse em vender a Tesla à Apple, a Maçã já tinha seguido adiante: o “Projeto Titan” adquiriu pernas próprias com engenheiros e profissionais dentro de Cupertino — vários deles, inclusive, contratados da própria Tesla, o que levou Musk há algum tempo a classificar a Apple como “cemitério” da sua montadora.

Falando sobre os rumores mais recentes sobre o “Apple Car”, aliás, Musk classificou a caracterização da tal “bateria revolucionária” que poderá equipar os futuros veículos da Maçã como “estranha, se verdadeira”. Segundo o executivo, da forma como a tecnologia foi descrita, seria impossível utilizá-la para movimentar um carro de centenas (ou milhares!) de quilos.

Estranho, se verdadeiro.
– A Tesla já usa o LFP (fosfato de ferro e lítio) para carros médios feitos na nossa fábrica em Xangai.
– Uma monocélula seria eletroquimicamente impossível, porque a voltagem máxima seria cerca de 100x mais baixa que o necessário. Talvez eles estivessem se referindo a células ligadas entre si, como nosso Structural Battery Pack?

Taí a opinião de alguém que podemos considerar minimamente entendido no assunto — porém, claro, com seus próprios interesses. Vamos acompanhar essa história, portanto.

via Bloomberg

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vivo “desiste” de cobrar mensalidade pelo plano do Apple Watch

Próx. Post

Apple TV mais rápida e com foco em jogos chegará em 2021, diz Bloomberg

Posts Relacionados