Você acompanhou aqui no MacMagazine que, no lançamento da iPhone App Store, os aplicativos gratuitos compreendiam 24% dos 552 programas inicialmente disponíveis na loja. Na ocasião, estes eram os mais populares, seguidos dos aplicativos custando de US$0,99 a US$9,99 (com alguns poucos mais caros).
Diante da liberdade de cada desenvolvedor escolher o preço ideal para seus softwares e games — ao contrário do que acontece no mercado musical —, aos poucos observa-se uma mudança em tal gráfico — não mais dominado por aplicativos gratuitos.
A Pinch Media atualizou ontem sua pesquisa e constatou que, dos 798 aplicativos agora disponíveis na iPhone App Store, apenas 20% (161, no total) são free. O preço mais popular, agora, é o de US$0,99, registrando 24% (188 aplicativos) do total. O segundo mais popular é US$9,99, com 12% (96 aplicativos).
Aparentemente, os desenvolvedores estão achando que o “ponto ideal” é ficar dentro desta faixa de preços, tal como ocorre com músicas — US$0,99 para uma faixa, US$9,99 para um álbum. No final das contas, vai da sensibilidade do criador decidir qual o preço justo para o seu produto e o quanto os consumidores estariam dispostos a investir pelo que ele oferece.