O melhor pedaço da Maçã.

Disfarçado de instalador do Flash Player, malware “Snake” chega ao macOS

Conhecido no mundo Windows por expor senhas e informações protegidas por criptografia, o Trojan “Snake” foi portado para o macOS. A Fox-IT, responsável pela sua descoberta, publicou uma extensa análise do funcionamento dele no Mac, onde o único meio de entrada encontrado até o momento foi como um instalador falso do Adobe Flash Player.

Publicidade

A origem deste malware é russa e, no caso da sua versão para Windows, é conhecido pela arquitetura sofisticada — que deu origem a variantes, como “Turla”, “Uroburos” e “Agent.BTZ”, todos facilmente rastreáveis por antivírus para PCs hoje em dia. No macOS, entretanto, os responsáveis pelo porte foram pouco arrojados.

Snake, disfarçado de instalação do Flash Player

Um instalador real do Flash Player é usado, copiando os arquivos do “Snake” para o computador da vítima mediante a apresentação de credenciais administrativas. Porém, além de serem relativamente fáceis de se rastrear e eliminar, os binários dependem do Gatekeeper desligado no sistema para serem instalados, pois a única assinatura digital usada para disfarçá-lo como legítimo já foi revogada pela Apple (a pedido dos pesquisadores que o identificaram).

Publicidade

Este cenário tem se repetido com frequência em algumas descobertas de malwares realizadas recentemente. A maioria dos usuários trabalha com o Gatekeeper habilitado ao menos no seu nível mais moderado, em que todos os aplicativos precisam ter sido assinados com certificado validado pela Apple para que funcionem.

Com o uso do Flash Player em baixa no mercado, acredita-se que o número de vítimas de um malware apresentado desta maneira também seja baixo. Desde o lançamento da segunda geração de MacBooks Air (ou seja, há mais de seis anos!), a Apple não pré-instala mais o plugin da Adobe nos seus produtos. Usuários do navegador Chrome até ganham acesso a ele de forma integrada, mas o próprio Google encarrega-se de aplicar patches automaticamente e está limitando a sua funcionalidade a cada atualização.

[via 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Novo curso de desenvolvimento para Apple Watch da Udemy por apenas R$49; promoção válida enquanto durarem os cupons!

Próx. Post

Produção musical no iPhone: conheça o trabalho de Steve Lacy

Posts Relacionados