O melhor pedaço da Maçã.

Novas regras para o Oscar de Melhor Filme podem afetar Apple

Jaguar PS / Shutterstock.com
Oscars

No início de 2022, o Apple TV+ fez história ao se tornar o primeiro serviço de streaming a vencer o Oscar de Melhor Filme com “CODA” (“No Ritmo do Coração”), superando empresas que estão há muito mais tempo nesse mercado, como Netflix e Amazon.

Publicidade

Ao que tudo indica, entretanto, repetir esse feito se tornará um pouco mais difícil daqui para frente. Como notado pelo The New York Times, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas — organização por trás do Oscar — oficializou na última quarta-feira (21/6) uma série de mudanças que buscam dificultar a elegibilidade de filmes distribuídos por serviços de streaming, dando preferência para os estúdios tradicionais.

Atualmente, para que uma produção possa concorrer ao prêmio de Melhor Filme, ela precisa, necessariamente, ser exibida por pelo menos uma semana em seis cidades dos Estados Unidos escolhidas pela Academia. Agora, além de cumprir esses regras, os estúdios terão que se atentar para outros requisitos.

Como fazemos todos os anos, temos revisado e avaliado nossos requisitos de elegibilidade para o Oscar. Em apoio à nossa missão de celebrar e honrar as artes e ciências do cinema, esperamos que essa expansão da presença teatral aumente a visibilidade dos filmes em todo o mundo e incentive o público a experimentar nossa forma de arte em um ambiente teatral. Com base em muitas conversas com parceiros da indústria, sentimos que essa evolução beneficia artistas e amantes do cinema.

Mais especificamente, de acordo com a Academia, a partir da 97ª edição do Oscar — a qual considerará os filmes lançados ao longo de 2024 —, as produções também deverão ser exibidas por pelo menos uma semana em 10 dos 50 maiores mercados dos EUA — isso até 45 dias após o seu lançamento inicial no próximo ano.

Publicidade

Desses 50 mercados, apenas 10, vale notar, poderão ser estrangeiros, sendo que eles só vão contar para a Academia se estiverem entre os 15 maiores mercados fora dos EUA. Filmes lançados no final do ano, com expansões após 10 de janeiro de 2025, terão que enviar os seus planos de lançamento para Academia caso queiram ter a chance de concorrer.

Essas mudanças, vale ressaltar, afetam apenas a categoria de Melhor Filme. As demais seguem com as regras antigas.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Chuva danifica iPhone 11 e Apple Brasil terá que ressarcir cliente

Próx. Post

Trailer de “Stephen Curry: Subestimado” é divulgado pelo Apple TV+

Posts Relacionados