O melhor pedaço da Maçã.

iOS 17.2 poderá suportar conversão e transferência de eSIM da Claro [atualizado]

Olhar Digital
Claro Chip

Clientes da Claro, ao que tudo indica, poderão converter com facilidade chips físicos em chips virtuais a partir do iOS 17.2. A novidade, vista primeiramente pelo iHelp BR e confirmada pelo MacMagazine, está sendo testada na versão beta do sistema operacional da Apple, o qual provavelmente também possibilitará transferir um eSIM da Claro de um iPhone para outro com facilidade.

Publicidade

Como descrito nessa página de suporte da Apple, a possibilidade de converter um chip físico para um eSIM é algo que depende do suporte das próprias operadoras e faz parte de um mecanismo denominado eSIM Quick Transfer (ou Transferência Rápida do eSIM), o qual conta, dentre seus recursos, justamente com a possibilidade de converter um chip virtual para um eletrônico.

O nosso leitor Vitor Gomes mostrou, na prática, como funciona o processo de conversão. Basicamente, basta ao usuário ir em Ajustes » Celular, tocar em “Converter para eSIM” e confirmar a operação. Após finalizada, a linha é automaticamente transformada em virtual e o chip físico é inutilizado, podendo ser então descartado.

Embora não haja nenhuma confirmação de que a Claro efetivamente adotará esse mecanismo a partir do iOS 17.2 (em resposta ao MM, a empresa preferiu não comentar o assunto), ele estar sendo testado e efetivamente funcionando já é um bom indício de que sim. Ainda não sabemos se haverá restrições de planos suportados, no entanto.

Publicidade

O MM também entrou em contato com a Vivo e com a TIM para obter informações sobre um possível suporte por parte delas, mas até o momento não obteve retorno sobre o assunto.

Transferência prática do eSIM também poderá chegar com o iOS 17.2

Outra possibilidade do eSIM Quick Transfer (aparentemente, a que dá nome ao recurso) é a de transferir um eSIM de um iPhone para o outro também de forma automática — o que, provavelmente, também funcionará para usuários da Claro a partir do iOS 17.2, já que um recurso está, de certa forma, indiretamente ligado ao outro.

Segundo o relato de um usuário do fórum Adrenaline, foi possível transferir um eSIM da Claro de um iPhone 14 Pro para um 15 Pro em pouco mais de um minuto na mais recente beta do iOS — sem necessidade de entrar em contato com a operadora ou de realizar qualquer ação no aplicativo da empresa.

Para realizar a operação, basta tocar na opção para “Adicionar Plano de Dados” no novo iPhone e escolher entre os planos de dados móveis do aparelho antigo, cuja transferência é suportada.

Publicidade

Segundo a Apple, pode ser que o usuário seja redirecionado à página ou ao aplicativo da operadora para completar o processo — o que, aparentemente, não será necessário no caso da Claro.


Caso sejam confirmadas, as novidades colocarão a Claro bem à frente das demais operadoras do Brasil no suporte ao eSIM.

Publicidade

É um bom avanço, considerando que dia desses mesmo questionamos o porquê das dificuldades impostas pelas principais empresas brasileiras em relação ao eSIM. Virá em boa hora, portanto. 😉

Atualização, por Luiz Gustavo Ribeiro23/11/2023 às 12:30

Além da facilidade que será implementada pela Claro relativa à conversão e transferência de eSIM, a Vivo também agora conta com uma novidade nesse sentido.

Como explicamos nesse artigo, agora é possível gerar e ativar um eSIM pelo app da Vivo sem a necessidade de atendimento físico/online, facilitando (e muito) esse processo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App Uber Driver agora está disponível para o CarPlay no Brasil

Próx. Post

LumaFusion agora permite editar vídeos de um SSD externo conectado ao iPhone

Posts Relacionados