O melhor pedaço da Maçã.

Empresa europeia ajudou governo a espionar iPhones na Indonésia, diz Google

Shutterstock.com
Malware

O Google detalhou em um novo relatório [PDF] como empresas de distribuição de softwares comerciais vêm ajudando governos a espionar usuários no mundo todo. Entre as descobertas, está a de que foram exploradas três vulnerabilidades no iOS para atacar vítimas com um software malicioso desenvolvido por uma empresa europeia.

Publicidade

A companhia em questão é a Variston, startup com sede em Barcelona focada em tecnologia de vigilância. Suas explorações já haviam sido denunciadas anteriormente pelo próprio Google, o qual destacou no atual relatório que crackers de determinado governo se aproveitaram de brechas que não eram conhecidas pela Apple para concretizar seus ataques.

A exploração, segundo o relatório, foi direcionada a iPhones de usuários da Indonésia. O modus operandi consistiu no envio de uma mensagem de texto contendo um link malicioso, a qual infectou o telefone das vítimas — que (geralmente) são jornalistas, defensores dos direitos humanos, dissidentes e/ou políticos de partidos de oposição a quem orquestra o ataque.

Não foi revelado para quem a Variston vendeu o software malicioso, mas o Google revelou que a empresa colabora com várias outras organizações para desenvolver e distribui-lo. Fundada em 2018, a companhia é prova viva de que esse tipo de negócio está cada vez mais comum na Europa, continente que abriga outras empresas as quais a gigante de Mountain View vem acompanhando.

Publicidade

Ao todo, cerca de 40 fabricantes de spyware são rastreadas pelo Google. Segundo a empresa, elas comercializam suas “soluções” para governos do mundo todo e são uma forte ameaça a liberdades de expressão e de imprensa, bem como à integridade de processos eleitorais ao redor do globo.

via TechCrunch

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vendas de iPads caíram em 2023, mas Apple ainda manteve a liderança

Próx. Post

WhatsApp testa resposta de suporte com IA e libera comandos no Business

Posts Relacionados