O melhor pedaço da Maçã.
ms_pics_and_more / Shutterstock.com
Apple Watch Ultra

Apple usará displays Micro-LED próprios em Watches e iPhones, diz Mark Gurman

Este ano começou com várias especulações sobre os futuros planos da Apple em termos de displays para seus dispositivos. Atualmente, iPhones e Apple Watches possuem telas OLED1Organic light-emitting diode, ou diodo orgânico emissor de luz., enquanto MacBooks Pro e o iPad Pro topo-de-linha (de 12,9 polegadas) fazem uso de telas LCD2Liquid crystal display, ou display de cristal líquido. retroiluminadas por Mini-LEDs, ao passo que o restante dos dispositivos possuem telas LCD convencionais.

Publicidade

Independentemente da tecnologia, fato é que todos os displays usados em dispositivos da Apple são fornecidos por empresas como a LG Display, a Samsung Display e a BOE, entre outras. No entanto, novas informações do jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, dão conta de que a companhia está planejando começar a usar seus próprios displays em dispositivos móveis em 2024 — um esforço para reduzir sua dependência dos parceiros supracitados e trazer mais componentes internamente.

Segundo a matéria, a empresa pretende começar trocando a tela dos Apple Watches “mais sofisticados” até o final do próximo ano — ou seja, com o “Apple Watch Series 10” e/ou com o “Apple Watch Ultra 3”. Como dissemos, o relógio usa atualmente telas OLED, mas a Apple quer começar a adotar displays Micro-LED próprios — e, posteriormente, levar essa tecnologia a outros dispositivos, incluindo o iPhone.

Conforme ressaltado por Gurman, as mudanças “fazem parte de um amplo esforço para substituir os componentes da Apple por peças caseiras”, um empreendimento que dará à empresa “mais controle sobre o design e as capacidades de seus produtos”. A Maçã, vale lembrar, abandonou os chips da Intel em seus computadores pelo seu próprio (conhecido como Apple Silicon) e planeja fazer o mesmo com os principais componentes sem fio de iPhones.

Publicidade

Embora a Apple projetará e planejará o processo de fabricação dos seus displays, ela provavelmente contará com um fornecedor externo para lidar com a produção em massa. A empresa opera uma instalação em Santa Clara, na Califórnia — a cerca de 15 minutos da sua sede no Apple Park — onde realiza testes de fabricação das telas e também possui um campus de pesquisa e desenvolvimento semelhante em Taiwan.

Esse empreendimento, nota-se, já está em andamento há anos. A Bloomberg informou pela primeira vez, em 2018, sobre os planos da Apple de projetar seus próprios displays, começando com o Apple Watch. A companhia, então, estabeleceu uma meta para começar a implementar telas Micro-LED já em 2020 — mas o projeto definhou devido aos “altos custos e desafios técnicos”.

Agora, a iniciativa está sendo liderada por Wei Chen, que dirige o grupo de telas da Apple na divisão de tecnologias de hardware de Johny Srouji. Segundo Gurman, é possível, no entanto, que a meta da Apple para 2024 possa ser adiada para 2025.

Publicidade

Em comparação aos Apple Watches atuais, os displays Micro-LED são projetados para oferecer cores mais brilhantes e vibrantes — sem alguns dos prejuízos dos displays OLED, como burn-in. Os displays fazem o conteúdo “parecer pintado em cima do vidro”, segundo fontes anônimas de Gurman.

A Samsung e a LG se recusaram a comentar — mas que isso será um baque e tanto para elas (e outras fabricantes), caso se concretize, não há dúvidas.

Notas de rodapé

  • 1
    Organic light-emitting diode, ou diodo orgânico emissor de luz.
  • 2
    Liquid crystal display, ou display de cristal líquido.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple TV+ conquista 9 indicações aos Directors Guild of America Awards

Próx. Post

MacBook com display OLED chegará em 2024, prevê Kuo

Posts Relacionados