O iPhone chegou primeiro e, logo depois, o iPod touch. Com isso, milhares de aplicativos específicos para eles foram criados e disponibilizados na App Store. Posteriormente, a Apple foi lá e lançou o iPad. Como o sistema operacional desses aparelhos é o mesmo (devidamente adaptado, é claro) desde sempre podemos rodar aplicativos específicos de iPhones/iPods touch na tablet da Apple, em um modo de compatibilidade — é possível rodá-los em duas proporções (1x e 2x).
Aí a Apple foi lá e colocou uma tela Retina no iPhone e no iPod touch, o que aumentou a resolução dos apps de 320×480 para 640×960 pixels. Como a resolução do iPad original e do iPad 2 era de 768×1024 pixels, dava facilmente para a Maçã colocar os aplicativos específicos de iPhones/iPods touch com uma ótima resolução em sua tablet. Mas não foi isso que aconteceu, e ela continuou os apresentando no iPad dobrando os gráficos de 320×480 pixels.
Só que, com o lançamento do novo iPad, tudo indica que a Apple está dobrando os gráficos Retina (640×960 pixels) dos apps de iPhones/iPods touch, afinal, a tela da tablet agora conta com uma resolução de 1536×2048 pixels — ia ficar um pouco esquisito se ela mantivesse do jeito anterior. Como o display continua com as mesmas 9,7 polegadas, a densidade aumentou e, consequentemente, o resultado ficou melhor para nós, usuários.
Nas imagens acima fica um pouco difícil notar a diferença. Porém, veja o comparativo abaixo:
iPad 2 à esquerda; novo iPad à direita.
Uma pena a Apple não ter implementado essa mudança também nos iPads mais antigos pois, como disse, daria facilmente para ela duplicar as imagens de tela Retina dos apps para iPhones/iPods touch nos iPads de primeira e segunda gerações.
Agora, se você experimentar abrir um app que ainda não está preparado para tela Retina das telas menores em um novo iPad, isso sim será um desastre total! 😛
[via MacRumors]