O melhor pedaço da Maçã.
Tran Thu Hang / Shutterstock.com
Update no iPhone

Apple teria pausado esforços no iOS 18 e demais sistemas para corrigir bugs

Uma nova reportagem do jornalista Mark Gurman (da Bloomberg) aponta que a Apple interrompeu o desenvolvimento das próximas grandes atualizações dos seus sistemas operacionais para iPhones, iPads, Macs e Apple Watches — as quais deverão ser anunciadas e lançadas no ano que vem — para “erradicar falhas nos códigos”.

Publicidade

Essa interrupção teria sido anunciada aos funcionários da Apple na semana passada e teve como objetivo “ajudar a manter o controle de qualidade” dos softwares da Maçã — após o que foi descrito como uma “proliferação de bugs nas primeiras versões”.

Foco na qualidade

Gurman lembrou que, nos últimos anos, a Apple colocou mais ênfase na qualidade dos seus sistemas — mesmo quando isso exigisse adiar novos recursos. Em 2018, o chefão de engenharia de software, Craig Federighi, postergou vários recursos até o ano seguinte, em meio a preocupações de que o software tivesse muitos bugs.

Em 2019, ele reformulou o método pelo qual a Apple desenvolve software em mais uma tentativa de evitar problemas e também adotou o que é conhecido na Apple como “O Pacto” — o acordo exige que os funcionários nunca permitam “regressões” conscientemente (quando um software que antes funcionava deixa de operar corretamente) e corrijam erros rapidamente.

Próximos sistemas

No entanto, o jornalista disse que a última rodada de desenvolvimento dos futuros sistemas não foi tão tranquila, na medida que a equipe de gerenciamento de engenharia de software da Apple encontrou muitas “fugas” (um termo para bugs perdidos durante testes internos).

Publicidade

Portanto, a divisão tomou a decisão — incomum, diga-se — de interromper o desenvolvimento de todos os novos recursos por uma semana para trabalhar na correção dos bugs, de modo que a suspensão será encerrada ainda nesta semana.

Uma pessoa familiarizada com a situação contou à reportagem que o problema está na falta de alinhamento da equipe — o que não é por menos, já que ela seria composta por 10 mil funcionários.

Publicidade

É um problema de 10 mil pessoas digitando código e quebrando completamente o sistema operacional.

No mês passado, a empresa concluiu a primeira versão dos futuros sistemas operacionais para iPhones, iPads e Macs. Essa iteração é conhecida como “M1”, pois é o primeiro ponto importante.

Nesse sentido, a Apple teria interrompido o início dos trabalhos no segundo ponto, conhecido como “M2”. A suspensão também se aplica a uma futura atualização do iOS 17, mais precisamente o iOS 17.4 — que deverá ser liberado em março de 2024.

A mudança também afetou versões futuras do visionOS, o software do Vision Pro, que será lançado no início do próximo ano. Gurman, entretanto, disse ser improvável que os atrasos no desenvolvimento do sistema adiem o lançamento do produto em si.

Um mal necessário, não?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple alerta armênios sobre possível ataque contra iPhones

Próx. Post

Novo malware para Mac de grupo norte-coreano é detectado

Posts Relacionados