O melhor pedaço da Maçã.

Bem-vindos ao MARCHintosh!

Autor(a) convidado(a)

Marcos Daniel Vozer Felisberto

Cientista de materiais, especialista em nanotecnologia com foco em grafeno. Apaixonado pela Maçã desde 2006, quando comprou um iBook G3 Bondi Blue. Usa diariamente um iMac Intel 2010, mas gosta mesmo é da sua coleção de Macs PowerPC.

Março é o melhor mês do ano para nós, usuários de Mac, e eu posso provar! 😬

Publicidade

A pandemia nos prendeu em casa. Isolados do convívio presencial com outras pessoas fora de nossos núcleos familiares, nós tivemos que buscar novas opções de entretenimento e de contato com amigos e familiares. E, como não poderia ser diferente, a internet foi nossa maior aliada. As videochamadas se popularizaram, as lives explodiram e viraram um fenômeno, o streaming de jogos e filmes bateu recordes. Tentativas de conectar, de alguma forma, pessoas isoladas individualmente.

Dentre essas novas formas de diversão, se popularizaram (principalmente no YouTube), criadores de conteúdo na área de retrocomputação com canais dedicados a hardware e softwares antigos. Uma união entre a carência que estávamos sentindo durante o auge da pandemia com a nostalgia que todos nós sentimos em algum momento da vida.

Surgiram eventos especiais, como o DOScember (com o mês de dezembro dedicado ao DOS) e o SEPtandy (em que setembro é dedicado ao Tandy). A comunidade de entusiastas do Mac não poderia ficar atrás e em 2021 foi criado o MARCHintosh, dedicando o mês de março à criação de conteúdo celebrando o Mac.

Publicidade

Enquanto eventos como o DOScember e SEPtandy geraram algumas centenas de vídeos no YouTube, o #MARCHintosh sozinho produziu mais de 1.500 vídeos. Parece pouco, mas não é! Estamos falando de uma pequena parcela da comunidade de usuários de Mac, que gosta de retrocomputação e Macs antigos, e que se dispõe a criar conteúdo!

Logo do MARCHintosh
#MARCHintosh Event Logo concept and design by Javier Rivera | YouTube: https://www.youtube.com/c/JavMaster | Twitter: @javmast3r

Como participar do #MARCHintosh?

Simplesmente produza algum conteúdo e utilize a hashtag #MARCHintosh. Seu conteúdo deve necessariamente ser relacionado com Macs “clássicos”, processadores 68k, PowerPC ou early Intel (2006/2007). Lembre-se: a ideia é ser um evento de retrocomputação!

Resolveu tirar da gaveta aquele velho iBook “privadinha” que você já nem lembrava que tinha? Ótimo, tire uma foto e publique no Twitter! Quer mostrar como era diagramar uma revista usando alguma versão ancestral do Illustrator rodando no Mac OS 9 em um Power Mac G3? Sensacional, faça um vídeo pro YouTube! Quer compartilhar alguma experiência sua com um Mac clássico, alguma memória afetiva que lhe traga boas lembranças? Faz um post no Facebook! Enfim, crie o que você estiver a fim de criar, só não esqueça de usar e abusar da hashtag #MARCHintosh!

Publicidade

Você também pode (e deve!) usar a arte que está disponível no site oficial do evento. Há algumas regrinhas sobre o que não fazer e a principal delas é não criar conteúdo sobre Macs modernos nem para iOS. Não é um evento sobre iPhone ou iPad, nem Macs com chips M1/M2, etc. Você pode dar uma olhadas nas regras do evento.

Ninguém está dizendo para você se desfazer do seu Mac com Apple Silicon. Ninguém está dizendo que PowerPC é melhor que Intel. Ninguém está afirmando que você pode substituir o seu Mac mini 2014 por um Power Mac G5 refrigerado a líquido. A ideia do evento não é argumentar que Macs antigos são melhores que os modernos, que a Apple já não faz produtos como antigamente, etc. Não é nada disso! Muita calma nessa hora! A ideia é se divertir, alimentar o saudosismo, aprender coisas novas sobre Macs antigos. 😉

No evento do ano passado eu criei algum conteúdo, como esse vídeo fazendo reparo em um PowerBook G4 de 12 polegadas. Para esse ano, temos mais brazucas envolvidos e estamos planejando algumas atividades. Com certeza, ao menos alguma jogatina online de Quake III ou Unreal Tournament em Macs PowerPC vai rolar! É só dar uma procurada por MARCHintosh aqui mesmo, no MM Fórum.

Em resumo: DIVIRTA-SE! Faça amigos entusiastas de Macs antigos! Compartilhe experiências! Consuma o conteúdo criado por colegas do mundo inteiro. Tem muita coisa bacana e divertida.

Bem-vindo ao melhor mês do ano! Bem-vindo ao #MARCHintosh!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: Q&A — por que um iPhone Ultra?

Próx. Post

Hong Chau atuará em “The Instigators”, filme do Apple TV+

Posts Relacionados