Como geralmente ocorre após uma atualização de software, alguns usuários percebem problemas específicos envolvendo os dispositivos atualizados — e, recentemente, um número significativo de pessoas têm reclamado de bugs com monitores externos e controles em Macs rodando o macOS Monterey 12.3, lançado na semana passada.
Vale notar que, desde o lançamento do update, alguns usuários já relataram problemas com a atualização travando completamente Macs que já tiveram as placas lógicas substituídas.
Monitores
De acordo com usuários no fórum de suporte da Apple, alguns monitores externos conectados pela porta USB-C não são mais detectados por Macs após a atualização.
Depois de atualizar meu Mac mini hoje para [o macOS] 12.3, meu monitor agora não exibe mais uma imagem via USB-C, apenas continua dizendo que não há sinal no monitor.
Já tentei [conectar por] HDMI e acontece o mesmo problema. Em algumas ocasiões, ele exibe uma imagem, mas quando eu desligo ou reinicio o Mac mini, ele não exibe uma imagem. O Mac está ligado. Eu tive que conectá-lo à minha TV antiga com conexão HDMI.
Isso é tão frustrante.
Enquanto muitas pessoas relatam problemas com monitores USB-C, outros dizem que as conexões HDMI também não estão sendo reconhecidas; há, ainda, problemas ao usar dois monitores externos com o Mac. No entanto, as reclamações indicam que esses bugs não ocorrem com o Studio Display da Apple, mas sim com monitores de terceiros — como da BenQ e da LG.
Alguns usuários sugeriram que o problema ocorre pois o macOS não está reconhecendo a versão 1.4 do protocolo DisplayPort — e que, ao fazer o downgrade para uma versão com saída de qualidade inferior (como a 1.2), o bug é resolvido.
Outra “correção” ventilada por usuários é desconectar o monitor externo por um curto período, conectá-lo novamente ao Mac e, em seguida, conectar o monitor novamente a uma tomada elétrica. A Apple, porém, ainda não comentou tampouco forneceu uma solução oficial para o problema.
Controles
Algumas reclamações no fórum de desenvolvedores da Apple e no Reddit também indicam que controles do Xbox e do PlayStation (entre outros) não estão se conectando a Macs via Bluetooth no macOS 12.3.
Tentei conectar meu controle do Xbox ao meu MacBook, mesmo que o controle esteja registrado nos ajustes de Bluetooth, ele não funciona. Alguém já enfrentou o mesmo problema e sabe se há uma correção para esse problema?
Em alguns casos, o controle até conecta, mas seu funcionamento é irregular.
Aqueles com controladores com problemas tentaram remover/esquecer os dispositivos do menu do Bluetooth e reconectá-los, mas isso não resolveu o problema. Assim como o caso dos monitores acima, não há correção oficial e a Apple também não comentou as reclamações.
Vamos continuar de olho em tudo isso para ver o que a Apple resolverá. Alguém aí enfrentando algum desses problemas?