O melhor pedaço da Maçã.

Implementação do 5G no Brasil atrasa e poderá ser adiada

5G

Em novembro do ano passado, aconteceu o tão aguardado leilão para determinar como se dará a implementação do 5G no Brasil. Na época, foi estipulado um prazo — 31 de julho deste ano — para que a rede esteja disponível em todas as capitais do país, mas essa data deverá ser adiada.

Publicidade

De acordo com informações do jornal O Globo, o 5G ainda não está acessível em nenhuma localidade do Brasil, ao passo que as empresas têm enfrentado dificuldades para instalar a tecnologia em pelo menos 17 capitais do país (segundo levantamento das próprias operadoras).

Para que a implementação do 5G seja efetivada, para quem não sabe, é necessário que as operadoras que venceram o leilão implementem pelo menos uma antena 5G para cada 100 mil habitantes em todas as capitais — o que (muito provavelmente) não deverá acontecer até a data prevista.

Com isso, o prazo para a implementação do 5G por aqui poderá ser estendido em dois meses. Esse tempo será necessário para que as operadoras driblem os obstáculos que ainda dificultam a implementação da tecnologia. O maior deles, segundo o jornal, é “a legislação restritiva de diversas cidades, que impede a instalação de um grande número de antenas”.

Além disso, apenas 9 das 27 capitais brasileiras já contam com leis que permitem instalar dispositivos em locais como postes de iluminação pública — problema que está sendo foco do Ministério das Comunicações, o qual tem incentivado as prefeituras a reduzir tais barreiras.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple teria circulado comunicado antissindicalização

Próx. Post

“iPhones 14 Pro” poderão ter suporte ao Apple Pencil e nova cor dourada

Posts Relacionados