O melhor pedaço da Maçã.

Baita surpresa: Apple lança “Developer Preview” do OS X Mountain Lion, prometendo mais de 100 novidades

Ícone - OS X Mountain Lion

Por esta, ninguém esperava (não tão cedo): a Apple anunciou e disponibilizou hoje a primeira versão “Developer Preview” do OS X Mountain Lion, a próxima grande versão do seu sistema operacional para Macs — o Mac OS X 10.8.

Publicidade

Ícone - OS X Mountain Lion

A atualização trará apps e recursos populares do iPad para o Mac, “acelerando o passo da inovação do OS X” — segundo a Apple. Entre eles estão Mensagens (Messages), Notas (Notes), Lembretes (Reminders) e Game Center, além da Central de Notificações (Notification Center), Share Sheets, integração com o Twitter e — veja só, que coincidência! — espelhamento via AirPlay (AirPlay Mirroring).

OS X Mountain Lion no MacBook Air

O Mountain Lion será a primeira versão do OS X Lion desenvolvida com o iCloud em mente, facilitando a sua configuração e integração com apps. Esta primeira versão de testes — disponível a partir de hoje, para desenvolvedores — inclui ainda o Gatekeeper, um “revolucionário” recurso de segurança que protege usuários de softwares maliciosos dando-lhes controle total sobre quais apps são instalados em seus Macs.

Publicidade

“O Mac está num ótimo ritmo, crescendo mais rápido que o PC por 23 trimestres consecutivos, e com o Mountain Lion as coisas ficarão ainda melhores”, afirmou Philip Schiller, vice-presidente sênior de marketing mundial da Apple. “A developer preview do Mountain Lion chega apenas sete meses depois do super bem-sucedido lançamento do Lion e define um rápido ritmo de desenvolvimento para o sistema operacional de computadores pessoais mais avançado do mundo.”

iMac e MacBook Air com o OS X Mountain Lion

O app Messages chegará para substituir o iChat, possibilitando o envio ilimitado de mensagens, fotos de alta qualidade e vídeos diretamente de Macs para outro Mac ou dispositivo com iOS. Ainda assim, ele continuará suportando as redes AIM, Jabber, Yahoo! Messenger e Google Talk. Usuários do Lion já podem baixar hoje uma versão beta do aplicativo, mas o seu build final só estará disponível junto do Mountain Lion.

Publicidade

O Reminders e o Notes ajudam a criar e acompanhar tarefas a fazer através de todos os dispositivos do usuário. Já o Game Center permite que usuários personalizem suas experiências com jogos no Mac, bem como encontrem novos títulos e desafiem amigos em partidas online multiplayer — independentemente se estiverem num Mac, iPhone, iPad ou iPod touch.

A Apple também está levando notificações instantâneas para o Mountain Lion, com uma central que dá fácil e rápido acesso a alertas de apps como Mail, Calendar, Messages e Reminders, bem como atualizações do sistema e de softwares de terceiros. As Share Sheets funcionam por todo o sistema e facilitam o compartilhamento de links, fotos e vídeos diretamente de apps quaisquer. Integrado ao Mountain Lion, o Twitter permite que você se logue uma vez e poste tweets diretamente do Safari, do Quick Look, do Photo Booth, do Pré-Visualização (Preview) e de apps de terceiros. Com o AirPlay Mirroring, usuários podem enviar um stream de vídeo seguro a 720p com toda a tela do Mac para uma HDTV conectada a uma Apple TV.

Messages no iPad, iPhone e MacBook Air com o OS X Mountain Lion

De acordo com a Apple, já são hoje mais de 100 milhões de usuários com contas do iCloud, por isso o Mountain Lion facilitará a configuração do serviço e acesso a documentos através de dispositivos. O sistema operacional agora utiliza o seu Apple ID para automaticamente configurar Contatos (Contacts), Mail, Calendário (Calendar), Messages, FaceTime e Find My Mac, enviando para a nuvem instantaneamente modificações feitas em documentos em qualquer aparelho. Uma nova API para desenvolvedores também permitirá que apps de terceiros todos trabalhem com o iCloud.

Publicidade

Já o Gatekeeper é um recurso de segurança que dá a usuários controle sobre quais apps podem ser baixados e instalados no seu Mac. É possível instalar apps de qualquer fonte, tanto quanto ocorre hoje, ou quem quiser pode optar pelo procedimento padrão de usar a Mac App Store. Para segurança máxima, é possível configurar o Gatekeeper para só permitir que a Mac App Store seja usada como fonte de download e instalação de aplicativos, visto que o conteúdo da loja é protegido pela Apple.

Quer mais? O Mountain Lion ainda virá com recursos específicos para usuários chineses, centenas de novas APIs para desenvolvedores, uma nova infraestrutura gráfica, maior suporte a gestos multi-touch e muito mais.

A Apple promete o lançamento geral do Mountain Lion na Mac App Store até o final do verão do Hemisfério Norte, inverno no Sul. Seu preço final ainda não foi divulgado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple mais uma vez é a marca que mais apareceu em filmes de sucesso, em 2011

Próx. Post

↪ Faça já o download da primeira versão beta do Messages, novo app do OS X Mountain Lion

Posts Relacionados