O melhor pedaço da Maçã.

iFixit desmonta o novo MacBook e mostra como é difícil fazer qualquer tipo de reparo na máquina

Como tradicionalmente acontece, basta a Apple lançar um novo produto para que a iFixit coloque as mãos nele e o desmonte por completo. Com o novíssimo MacBook, não foi diferente. E como estamos falando de uma máquina/arquitetura totalmente nova, a curiosidade para ver as entranhas do notebook era grande.

Publicidade

Desmontagem do novo MacBook - iFixit

Aqui, uma imagem para ficar na memória: eis o comparativo do último MacBook (descontinuado em meados de 2011) com o atual. Incrível, não?

Desmontagem do novo MacBook - iFixit

O novo MacBook é identificado pelo código A1534 — os MacBooks Air, por exemplo, são identificados como A14XX enquanto os MacBooks Pro com tela Retina, como A13XX. Assim como seus irmãos, o MacBook também é fechado com parafusos do tipo pentalobe. Para manter tudo no lugar, os antigos clips de plástico foram substituídos por espécies de estacas e grampos de molas.

Desmontagem do novo MacBook - iFixit

Aqui vemos como a placa lógica desse MacBook é incrivelmente pequena e como, novamente, bateria é o que domina o interior da máquina.

Desmontagem do novo MacBook - iFixit

Assim como no iPad, o conector da bateria está escondido embaixo da placa lógica — o que não facilita as coisas.

Desmontagem do novo MacBook - iFixit

Eis o conector — “bizarro”, segundo a iFixit — do display.

Desmontagem do novo MacBook - iFixit

O próximo passo, então, foi retirar a placa lógica.

Desmontagem do novo MacBook - iFixit

Desmontagem do novo MacBook - iFixit

Apesar de ser 67% menor do que as placas lógicas de MacBooks Air, tudo está lá: RAM (da Elpida/Micron), memória flash (da Toshiba), microcontrolador (da NXP), sensor de temperatura (da SMCS), processador Core-M (da Intel), chip wireless (da Broadcom), entre outras coisas.

Desmontagem do novo MacBook - iFixit

Desmontagem do novo MacBook - iFixit

Adivinhe como a bateria1De 7,55V, 39,71Wh e 5.263mAh; um pouco maior que a do atual MacBook Air de 11 polegadas. é presa à estrutura do MacBook? Sim, por adesivos, cola… o que, é claro, dá um trabalho enorme para trocar.

Desmontagem do novo MacBook - iFixit

Aqui vemos o conjunto antenas e alto-falantes.

Desmontagem do novo MacBook - iFixit

O trackpad do novo MacBook é bem semelhante ao do MacBook Pro de 13 polegadas com tela Retina — que também foi desmontado pela iFixit —, porém ele é mais fino. Para mais informações sobre o trackpad Force Touch, vale a pena ler este artigo.

Desmontagem do novo MacBook - iFixit

Desmontagem do novo MacBook - iFixit

A parte inferior do novo teclado, que utiliza um mecanismo borboleta, fica protegida por parafusos e… adesivos!

Desmontagem do novo MacBook - iFixit

O resultado disso tudo não poderia ser outro: o novo MacBook ganhou nota 1/10 em reparabilidade por conta do uso de parafusos pentalobe, abuso de adesivos e cola, da fusão do display com o vidro, do fato de RAM, processador e memória flash serem soldadas à placa lógica, e por aí vai.

Notas de rodapé

  • 1
    De 7,55V, 39,71Wh e 5.263mAh; um pouco maior que a do atual MacBook Air de 11 polegadas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Samsung se dedicando especialmente à Apple? É isso aí!

Próx. Post

App gratuito para iOS lista todos os estabelecimentos médicos próximos a você

Posts Relacionados