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Apple diz que rejeitou mais de 150 mil apps por descumprirem regras da App Store em 2019

App Store e vários ícones de aplicativos

Numa tentativa de destacar os esforços aplicados na App Store e o que acontece por trás das telas de iPhones e iPads, a Apple divulgou hoje novas páginas com várias informações sobre a sua loja de aplicativos.

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Certamente, tudo isso tem o intuito de rebater as múltiplas acusações (e investigações) que a companhia vem sendo alvo, muitas das quais a acusam de monopólio e de tratar desenvolvedores de forma desigual.

Por mais de uma década, a App Store provou ser um lugar seguro e confiável para descobrir e baixar aplicativos. Mas a App Store é mais do que apenas uma loja — é um destino inovador focado em trazer a você experiências incríveis. E uma grande parte dessas experiências é garantir que os aplicativos que oferecemos atendam aos mais altos padrões de privacidade, segurança e conteúdo. Porque oferecemos quase 2 milhões de aplicativos — e queremos que você se sinta bem ao usar cada um deles.

De fato, a Apple publicou diversos números sobre a App Store, desde a quantidade de apps publicados até alguns dos feitos da plataforma, entre os quais vale destacar:

  • Mais de 1,8 milhão de apps disponíveis mundialmente;
  • Mais de 500 milhões de visitas à App Store todas as semanas;
  • Quase 20.000 editoriais publicados na aba “Hoje” da App Store;
  • 175 vitrines em mais de 40 idiomas;
  • Mais de 150 editores especializados em todo o mundo.

Com relação a segurança e privacidade, a Apple ressalta que rejeitou mais de 150.000 aplicativos em 2019 por descumprirem com as diretrizes da App Store, além de também destacar que:

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  • 100% dos aplicativos estão protegidos contra malwares conhecidos;
  • Mais de 10.000 aplicativos compatíveis com o HealthKit, o CareKit e o ResearchKit.

Com relação ao processo de revisão de apps, a Apple explica:

  • Todas as semanas, mais de 500 especialistas em todo o mundo analisam mais de 100.000 aplicativos;
  • Mais de 1 milhão de envios rejeitados por conteúdo questionável, prejudicial, inseguro ou ilegal;
  • Mais de 2 milhões de aplicativos removidos porque não foram atualizados ou não funcionam nos sistemas operacionais mais recentes;
  • Mais de 60 milhões de comentários considerados spam removidos em 2020.

Com relação ao seu sistema de pagamento móvel, o Apple Pay, e a sua pegada ambiental, a Maçã aponta:

  • Mais de 900.000 aplicativos usam o Apple Pay e o StoreKit para bens e serviços;
  • Mais de 180 métodos de pagamento locais e suporte para 45 moedas;
  • Mais de 4 bilhões de aplicativos são distribuídos todos os dias a partir de data centers que funcionam com energia 100% renovável.

Outra página promocional, chamada “Desenvolvendo para a App Store”, também revela novas estatísticas sobre seu programa de desenvolvimento, entre elas:

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  • Quase 90% dos aplicativos são revisados em 24 horas;
  • O Apple Developer Program tem mais de 28 milhões de membros de 227 regiões;
  • Mais de 50% dos downloads vêm de fora da região de origem do desenvolvedor;
  • Mais de 130 mil aplicativos destacados na App Store e nos canais da Apple.

A Apple também reafirmou seu compromisso com os desenvolvedores da App Store, ressaltando a importância dessa plataforma para a economia. Nesse sentido, vale destacar:

  • A Apple pagou mais de US$155 bilhões para desenvolvedores desde 2008;
  • 85% dos aplicativos são gratuitos e os desenvolvedores não pagam nada à Apple;
  • A App Store facilitou mais de US$519 bilhões para o comércio global em 2019;
  • O ecossistema da App Store apoia mais de 2,1 milhões de empregos nos EUA.

Existem várias outras informações e dados sobre a App Store nessa página e aqui também, que vale a pena conferir. Mas a pergunta que não quer calar é: será que a Apple conseguirá convencer os legisladores?

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