O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedor emula versão original do iPhone OS no Mac

marleyPug / Shutterstock.com
iPhone original

Enquanto a prática de rodar o macOS em computadores que não sejam da Apple (e vice-versa) seja bastante conhecida, portar o sistema operacional de iPhones e iPods touch para uma máquina não é algo tão comum. Mas o fato é que um desenvolvedor conseguiu fazer isso com a ajuda de engenharia reversa.

Publicidade

Mais precisamente, Martijn de Vos (também conhecido como devos50) recentemente conseguiu emular a primeira versão do iPhone OS, lançado com o iPod touch de primeira geração em 2007, em um computador usando o software QEMU.

Como o desenvolvedor explicou no seu blog, o processo completo demorou mais de um ano. Segundo ele, essa foi provavelmente a primeira vez que alguém portou o sistema operacional do iPhone usando ferramentas de código aberto.

De acordo com de Vos, ele optou por emular o iPhone OS original já que ele tem medidas de segurança “primitivas” (para os dias de hoje) e em menor número. Além disso, ele escolheu a versão do sistema lançada para o iPod touch uma vez que ela tinha menos componentes de hardware para emular que a do iPhone, principalmente por essa ser uma das partes mais desafiadoras do projeto.

Publicidade

Os dispositivos contemporâneos da Apple contêm muitos componentes de hardware adicionais, como mecanismos neurais, Secure Enclave e uma variedade de sensores que tornam a emulação de tais dispositivos muito mais difícil e demorada.

Em termos de usabilidade, a emulação funcionou como esperado no geral — apesar de alguns bugs —, incluindo a navegação com mouse/teclado e a maioria dos aplicativos pré-instalados do iPhone OS 1.0. Agora, ele está de olho na emulação do iPhone OS 2.1 a partir do iPod touch de segunda geração.

Não que seja fácil, mas se você estiver interessado em tentar emular o sistema, o desenvolvedor explicou exatamente como fazer isso em seu blog.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Valeu a todos os nossos apoiadores no Patreon ou no Catarse!

Próx. Post

Produção dos chips de 3nm da TSMC começará nesta semana

Posts Relacionados