O melhor pedaço da Maçã.

Google cancela planos de óculos de AR um ano após anúncio

Na Google I/O do ano passado, a gigante de Mountain View fez uma demonstração de um par de óculos de grau com realidade aumentada. Entre as aplicações do conceito que foram apresentadas, estavam inclusos recursos de tradução em tempo real e de navegação que usavam AR, mostrando-se algo realmente usual e que pudesse ser integrado ao cotidiano.

Publicidade

Todavia, de acordo com fontes do Insider, o chamado “Project Iris” foi cancelado pelo Google no início de 2023 após algumas demissões e constantes mudanças de estratégia por parte da empresa. Vale notar que essa notícia chega logo após a apresentação do Apple Vision Pro, headset de realidade aumentada/virtual da Maçã, que ocorreu na WWDC23.

Originalmente, a intenção da gigante das buscas era testar o produto com alguns usuários no mês de julho deste ano e realizar o lançamento oficial em 2024. Testes até chegaram a ser feitos em 2022, mas os planos logo foram cancelados. Como mostrou o The Verge, alguns dos funcionários da empresa North, adquirida pelo Google em 2020 e cuja tecnologia estava sendo usada no projeto, ainda seguem trabalhando na companhia.

Ao que parece, porém, a gigante ainda não desistiu totalmente de atuar nessa área. Ainda segundo o Insider, o Google pode estar trabalhando em uma plataforma chamada “micro XR” que poderia ser licenciada para fabricantes de headsets de AR/VR. Seria “o Android” desses dispositivos, algo como um sistema que serviria de base para eles.

Publicidade

Além disso, é possível que o Google, a Samsung e a Qualcomm estejam trabalhando conjuntamente em um headset semelhante ao Apple Vision Pro. As três empresas anunciaram em fevereiro uma parceria relacionada ao desenvolvimento de uma nova plataforma de realidade mista, embora não tenham dado tantos detalhes sobre isso. Pode ser que esse tenha sido o início da criação de um dispositivo do tipo da Samsung.

Como também lembrou o The Verge, a sul-coreana e o Google já colaboraram anteriormente na adaptação do Android para smartphones dobráveis. Além disso, o vice-presidente da gigante das buscas, Sameer Samat, disse na Google I/O 2023 que a empresa compartilharia mais neste ano sobre a colaboração com a Samsung.

Podemos entender a sucessão dos fatos como a Apple já exercendo alguma influência no mercado de AR/VR antes mesmo do efetivo lançamento do Vision Pro, o qual só ocorrerá no ano que vem. Todavia, mesmo antes da apresentação, a Samsung, de acordo com o Insider, já viu a necessidade de desenvolver um concorrente para o headset da Maçã, mostrando como esta continua ditando tendências de mercado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacBooks Pro de 14″ e Air de 13″ lideram ranking do DXOMARK

Próx. Post

Preparando-se pro “iPhone 15”, Foxconn expande contratações

Posts Relacionados