O melhor pedaço da Maçã.

Corte europeia nega à Apple posse da marca “Think Different”

A disputa contra a Swatch rendeu mais uma derrota para a Maçã
Think Different

Quem acompanha as odisseias jurídicas da Apple na Europa certamente sabe que, de todas as marcas do mundo, uma das principais nêmeses da Maçã no continente é a Swatch. As duas empresas já batalharam, por exemplo, por elementos como a frase “One more thing…” e a marca “iWatch” nos países do Velho Mundo — e uma outra disputa entre as gigantes ganhou recentemente um novo capítulo: a briga pela frase “Think Different”.

Publicidade

Para quem não acompanhou o caso, aí vai um pequeno resumo: em 2017, a Swatch iniciou uma campanha com o slogan “Tick different” — a frase foi registrada pela empresa em alguns países, como Estados Unidos e Suíça. A Apple, entretanto, não gostou nada da ideia e processou a relojoeira, afirmando que o slogan fazia alusão ao seu icônico slogan “Think Different”.

A justiça suíça, entretanto, deu ganho de causa à Swatch porque a Maçã não conseguiu comprovar que ao menos 50% dos consumidores do país associavam sua marca ao slogan. Com isso, a Apple perdeu o registro da marca em território europeu.

Pois, no mais recente capítulo dessa história, mais uma derrota para a Apple. A companhia recorreu ao Tribunal de Justiça da União Europeia, solicitando que o seu registro da frase “Think Different” fosse mantido — o que poderia impedir a Swatch de usar o slogan parecido. O tribunal, entretanto, negou o pedido da Maçã, afirmando que “o argumento da Apple é baseado numa interpretação errada das decisões contestadas”.

Publicidade

Mais precisamente, a corte apontou que a frase “Think Different” tem um “caráter distintivo” (isto é, uma característica única e memorável) fraco, e que o slogan não é utilizado de forma relevante pela Apple há mais de dez anos, o que indica que a frase não é mais comumente associada à empresa. Com isso, a Maçã seguirá sem os direitos da sua icônica campanha na Europa, e a Swatch continuará podendo usar a frase “Tick different” livremente, caso assim deseje.

Ainda não se sabe se a Apple planeja seguir com a batalha em outras esferas jurídicas ou se o caso será encerrado por aqui. De qualquer forma… que imbróglio, hein?

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tim Cook comenta trabalho presencial e privacidade em entrevista

Próx. Post

Apple TV+: assista ao trailer de “Black Bird”, com Taron Egerton e Ray Liotta

Posts Relacionados