O melhor pedaço da Maçã.
Mulher usando o Face ID do iPhone X

Rumor: Apple teria orientado fornecedoras a reduzir precisão do Face ID para acelerar a fabricação de iPhones X [atualizado: Apple nega]

Na gravação do MacMagazine no Ar #252 (ontem à noite), que sai até o fim do dia hoje, debatemos bastante sobre esses rumores que indicam estoques escassos no lançamento do iPhone X.

Publicidade

De um lado, há informações de fontes asiáticas apontando que a Apple só teria 2-3 milhões de unidades pro lançamento e analistas reduzindo suas expectativas de vendas pro trimestre com base nisso. De outro, há a própria Apple decidindo lançar o aparelho logo de cara em 55(!) países e ainda afirmando, em comunicado para a imprensa, que haverá unidades para compra nas suas lojas físicas — recomendando aos interessados “chegarem cedo”.

Provavelmente nós teremos uma ideia melhor de como estará essa situação na virada de quinta para sexta-feira, quando a pré-venda começar de fato. Se as previsões de envio logo pularem para dias/semanas, estará comprovado que a Apple não terá estoque suficiente para a demanda inicial pelo smartphone. Veremos.

Enquanto isso, a Bloomberg soltou hoje um rumor afirmando que a Apple teria, silenciosamente, orientado fornecedoras a reduzir a precisão do Face ID de forma a acelerar a produção de iPhones X em suas fábricas da China. Ao menos por ora, nem a Apple nem a Foxconn comentaram o caso.

Publicidade

Levando em conta que a informação proceda, ainda assim é muito difícil dizer se tal mudança seria minimamente perceptível para usuários. Na keynote de lançamento do iPhone X, a Apple revelou que sua taxa de falsos-positivos do Face ID será de 1:1.000.000, enquanto a do consagrado Touch ID é de 1:50.000. Ou seja, mesmo se essa taxa fosse reduzida, ainda há uma margem enorme para um sistema extremamente preciso e seguro.

Ademais, é claro e evidente que a grande maioria dos testes iniciais com o iPhone X (inclusive os nossos, é claro) será focada no próprio Face ID — então é obrigação da Apple entregar algo no mínimo excelente, que realmente substitua o Touch ID com primor.

Atualização, por Eduardo Marques 25/11/2017 às 14:33

Obviamente, estamos falando de uma acusação séria e a Apple não tinha como ficar calada. Eis a declaração da empresa dada ao TechCrunch [grifo nosso]:

A expectativa de clientes para o iPhone X e o Face ID tem sido incrível e estamos ansiosos para que os clientes coloquem suas mãos [no aparelho] a partir de sexta-feira, 3 de novembro. O Face ID é um sistema de autenticação poderoso e seguro, incrivelmente fácil e intuitivo de usar. A qualidade e a precisão da Face ID não foram alteradas. Continua a ser um para um milhão de probabilidades de uma pessoa aleatória desbloquear o seu iPhone com o Face ID.

A afirmação da Bloomberg de que a Apple reduziu a especificação de precisão do Face ID é completamente falsa e esperamos que o Face ID seja o novo padrão da indústria para autenticação facial.

Quem está certo? Só o tempo dirá…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple adquire empresa neozelandesa especializada em carregamento sem fio

Próx. Post

Nova área de destaque da App Store faz downloads aumentarem até 2.172%

Posts Relacionados