Dados recentes de uma pesquisa feita pela Nielsen indicam que o mercado de telefonia celular dos Estados Unidos ainda tem muito espaço para a adoção de smartphones: apenas 31% dos aparelhos contam com sistemas operacionais com acesso a apps e navegação de alto nível na web.
Entre os sistemas mais dominantes estão, naturalmente, o iPhone, da Apple, o BlackBerry, da Research In Motion, e o Android, do Google. O que é surpreendente é ver que os três estão tecnicamente empatados com cerca de 27% — o iPhone fica um só pouquinho à frente, com 28%, o que pode cair na margem de erro da pesquisa.
A mesma conjunção não se repete quando são consideradas apenas as aquisições dos últimos seis meses: nesse campo o Android tem uma larga vantagem, com 43%, enquanto o iPhone vem em segunda posição, com 26%, e o BlackBerry fica em terceiro, com 20%. Essa tendência poderá mudar muito nos próximos meses, porém, dado que o smartphone da Apple estará à venda na Verizon Wireless, onde o sistema do Google era a única alternativa para quem desejasse um sistema operacional moderno.
Sim, com isso eu quero dizer que o BlackBerry é coisa do passado.
[via Electronista]