O melhor pedaço da Maçã.

Pinch Media publica estudo sobre pirataria na iPhone App Store

Especializada na produção de análises estatísticas sobre a iPhone App Store através da adoção das suas APIs por desenvolvedores, a Pinch Media publicou hoje em seu site um estudo sobre a pirataria de aplicativos na loja da Apple. Os resultados apresentados por ela são fruto de três meses de coleta de informações com detecção de pirataria e do estado de ativação do aparelho (se ele é jailbroken ou não).

Publicidade

Análise de Pirataria da Pinch Media

A empresa recebeu informações de aproximadamente quatro milhões de aparelhos submetidos a processos de alteração de software, dos quais 38% usaram aplicativos pirateados. Com os aprimoramentos que a Pinch Media fez nas suas bibliotecas, foi possível reconhecer de onde esses usuários ilegais estão vindo, além de ser possível levantar os prejuízos com vendas perdidas e gastos extras com infraestrutura de servidor — para as soluções que as utilizam.

Análise de Pirataria da Pinch Media

Segmentando os resultados obtidos por país, foi possível concluir que as três nações onde a pirataria é mais comum são China, Rússia e Brasil; os números tupiniquins apontam para uma taxa de uso de aparelhos com jailbreak que se aproxima dos 25%. O pessoal da Pinch Media até traçou uma comparação desses números com o Produto Interno Bruto (PIB) de cada país, concluindo que, quanto menor, maior é o número de casos de pirataria.

Análise de Pirataria da Pinch Media

Depois que aplicativos são pirateados, normalmente o total de downloads cresce no início, mas a tendência é que caiam aos poucos. Além disso, eles são desinstalados mais facilmente que os normais, a sua intensidade de uso é menor e eles travam bem mais.

Análise de Pirataria da Pinch Media

Análise de Pirataria da Pinch Media

Uma das coisas que a Pinch Media também constatou com sua pesquisa é que o uso de aplicativos pirateados pode ser para alguns uma oportunidade de avaliação de um produto, julgando que a App Store não conta com a mesma política de devolução da concorrência. Porém, menos de 0,5% das instalações sob essas circunstâncias resultam em uma aquisição oficial, enquanto aplicativos oficiais vendidos em versões limitadas (Lite) atraem quase 7,4% dos seus compradores.

Caso queira conferir mais informações sobre o assunto, o relatório completo da Pinch Media pode ser lido em seu site.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Dell divulga duas fotografias oficiais (e laterais) do Adamo XPS

Próx. Post

Kindle para iPhone: será que vale?

Posts Relacionados