O melhor pedaço da Maçã.

Vendas de tablets caem, mas iPads deixam a Apple estável

Unsplash
iPad Pro

Em termos de vendas, os Macs sozinhos não são capazes de colocar a Apple no topo do mundo dos computadores pessoais. Se você incluir os iPads no bolo, entretanto, a história é outra — e, como mostraram os números mais recentes da Canalys, a Maçã continua disputando a liderança deste mercado “combinado”, por assim dizer.

Publicidade

Analisando as vendas totais de computadores (desktops, laptops, tablets) no terceiro trimestre de 2021, a firma chegou à conclusão de que a Apple está encostando na líder perene do segmento, a Lenovo — a diferença nos números ficou pouco acima de 1 milhão, e a Apple cresceu um pouco mais do que a concorrente (4,6% contra 4,1%) na comparação ano a ano.

HP, Dell e Samsung completam o Top 5 de um mercado que, segundo a Canalys, teve uma leve retração (de 2%) no comparativo anual. Segundo os analistas, os níveis de venda ainda estão acima dos números pré-pandemia, mas já mostram uma desaceleração da demanda por computadores e tablets motivada pelo trabalho e estudo em casa.

Analisando somente as vendas de tablets, a queda é ainda maior: as vendas no terceiro trimestre de 2021 foram 15% menores em relação ao mesmo período do ano anterior.

Publicidade

E quem se aproveitou dessa queda foi a Apple, que manteve as vendas de iPads basicamente estáveis na casa dos 15 milhões — e, com isso, ganhou mercado: pulou de uma fatia de 34,4% para 40,4%. Todas as suas concorrentes no Top 5, com exceção da Lenovo, tiveram quedas significativas de vendas no período.

Outras duas firmas também fizeram levantamentos parecidos, com resultados semelhantes: no caso da IDC, a Apple de fato cresceu um pouco (4,6%) na comparação ano a ano. As estatísticas da Strategy Analytics, por sua vez, foram ainda mais otimistas para a Maçã, com um crescimento de 15% em relação ao terceiro trimestre de 2020 — mais uma vez, contrastado com a queda de quase todos os concorrentes.

A desaceleração da demanda é ainda maior no mundo dos Chromebooks, que viram uma retração de 37% nas vendas na comparação ano a ano. Todas as fabricantes tiveram quedas de vendas no período, e a Lenovo continua liderando o mercado.

Publicidade

Segundo a Canalys, isso se deve a uma saturação de computadores no mercado educacional, no qual os Chromebooks são mais populares — e, por conta da queda, as máquinas equipadas com Chrome OS caíram para uma fatia de 9% entre todos os laptops vendidos no terceiro trimestre. No período anterior, foram 18%.

Canalys sobre PCs, terceiro trimestre de 2021

Será que teremos mudanças significativas nesses números no próximo trimestre? Aguardemos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple desacelera produção de iPads para priorizar iPhones 13, diz site

Próx. Post

Mariah Carey terá segundo especial de Natal no Apple TV+

Posts Relacionados