O melhor pedaço da Maçã.

Conta de desenvolvedora da Epic Games na App Store é cancelada… de novo

Tada Images / Shutterstock.com
Ícones da App Store, da Epic Games e do Fortnite em iPhones

Há algumas semanas, falamos aqui que a Apple havia restaurado a conta de desenvolvedora da Epic Games na App Store após encerrá-la em 2020 — decisão que foi tomada após a criadora de Fortnite introduzir o seu próprio sistema de pagamentos no jogo, o que quebra as regras da plataforma.

Publicidade

Essa restauração, vale lembrar, se deu pela filial sueca da famosa desenvolvedora de games, sendo que até mesmo Tim Sweeney, CEO 1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Epic, comemorou a reversão da decisão em um post no X (antigo Twitter).

Pois bem, hoje a empresa levou mais um balde de água fria na cabeça, já que a gigante de Cupertino também decidiu encerrar, sem muitos rodeios, a sua mais nova conta de desenvolvedora — a qual a Epic pretendia usar para lançar a sua própria loja de aplicativos alternativos na União Europeia, é importante ressaltar (cortesia da Lei dos Mercados Digitais, também chamada apenas de DMA).

A companhia comandada por Sweeney confirmou essa notícia em um press release divulgado no seu site oficial. Segundo ela, essa medida é uma grave violação da DMA, além de provar “que a Apple não tem qualquer intenção de permitir a verdadeira competição em dispositivos iOS”.

A Apple encerrou nossa conta de desenvolvedora e agora não podemos desenvolver a Epic Games Store para iOS.
Esta é uma violação grave da Lei dos Mercados Digitais da UE. Continuaremos lutando para voltar ao iOS!

A Epic também compartilhou uma carta enviada pelos advogados da Apple com a justificativa por trás dessa decisão. Nela, a Maçã diz que a desenvolvedora é uma empresa “comprovadamente não confiável” e que apenas aproveitou-se do seu direito contratual de encerrar o Contrato de Licença do Programa para Desenvolvedores com a criadora de Fortnite a seu “critério exclusivo”.

Publicidade

A desenvolvedora, é claro, retrucou a fabricante do iPhone ao dizer que ela estaria tirando da jogada um dos maiores potenciais competidores da App Store — isso apesar das inúmeras colaborações entre as duas empresas desde 2010, incluindo a distribuição do jogo Horizon Chase 2, desenvolvido pela Epic Games Brasil (antiga Aquiris) no Apple Arcade.

De acordo com informações do The Verge, Sweeney já teria até dito em um briefing que sua empresa estaria considerando lançar Fortnite para iOS em uma loja de apps de terceiros na UE para contornar esse mais novo percalço.

Publicidade

Ao 9to5Mac, a Apple comentou o caso da seguinte maneira:

A violação flagrante da Epic das suas obrigações contratuais com a Apple levou os tribunais a determinar que a Apple tem o direito de rescindir [a conta de desenvolvedora de] “qualquer ou todas as subsidiárias, afiliadas e/ou outras entidades de propriedade integral da Epic Games a qualquer momento e por qualquer critério da Apple”. À luz do comportamento passado e atual da Epic, a Apple optou por exercer esse direito.

A Epic, é claro, disse que continuará tentando voltar ao iOS com um conta de desenvolvedora oficial não só na Europa, mas também no resto do mundo.

Um verdadeiro toma lá, dá cá, não é mesmo?

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Logitech lança MX Brio, webcam 4K com recursos de inteligência artificial

Próx. Post

Oferta: MacBook Pro de 14″ (M3) com 28% de desconto

Posts Relacionados