O melhor pedaço da Maçã.

CES: Thunderbolt 4 terá 4x a velocidade do USB 3, Intel confirma [atualizado: ou não]

Adeus, Thunderbolt 3?
Chips "Tiger Lake" da Intel

De supetão, a Intel confirmou durante uma apresentação na Consumer Electronics Show (CES) 2020 que a Thunderbolt 4 está a caminho e que o novo padrão será suportado por seus futuros processadores. Essa pode ter sido a primeira vez que a fabricante de chips comenta publicamente sobre a próxima geração da interface desenvolvida por ela em parceria com a Apple.

Publicidade

O “anúncio” ocorreu em meio à apresentação da próxima geração de chips da empresa, “Tiger Lake”, durante a qual o vice-presidente executivo da Intel, Gregory Bryant, afirmou que a Thunderbolt 4 terá quatro vezes a taxa de transferência do padrão USB 3 — o que é questionável, uma vez que a USB 3 tem uma velocidade (teórica) máxima de 5Gb/s (e 20Gb/s é a velocidade da Thunderbolt 2).

As informações foram “confirmadas” no site da Intel, que destaca as novidades apresentadas na CES 2020 e, ainda, que essa tecnologia poderá ser lançada já neste ano, concomitantemente aos chips “Tiger Lake”.

O Tiger Lake oferecerá ganhos de desempenho de dois dígitos, melhorias maciças no desempenho de IA, um enorme salto no desempenho gráfico e 4x a taxa de transferência da USB 3 com a nova Thunderbolt 4 integrada. Construídos pelo processo de 10nm+ da Intel, espera-se que os primeiros chips Tiger Lake sejam fornecidos este ano.

Conforme analisado pelo AppleInsider, é provável que a Intel esteja se referindo à atualização mais recente do protocolo USB 3.2 (Gen 2×2), o qual é capaz de atingir 20Gb/s em cada uma de suas duas faixas. Nesse caso, se a Thunderbolt 4 for realmente 4x mais veloz que esse padrão, ele poderá alcançar uma taxa de transferência de até 80Gb/s.

Publicidade

Isso faz mais sentido, inclusive, considerando que a Thunderbolt 3 usa quatro canais PCI-E (3.0) para atingir 40Gb/s. Em teoria, a Thunderbolt 4 usaria quatro canais PCI-E (4.0) para obter essa velocidade mais alta.

As especificações completas da Thunderbolt 4 deverão ser disponibilizadas antes do lançamento dos primeiros processadores “Tiger Lake”. Não obstante, resta-nos aguardar para saber quando a Apple incluirá o suporte para o padrão em seus produtos, pois eles provavelmente dependerão dos novos chips da Intel para isso.

Atualização 08/01/2020 às 08:30

Depois do “anúncio” da Thunderbolt 4, muito foi discutido sobre os detalhes do suposto novo protocolo, uma vez que a Intel não forneceu muitos detalhes durante sua apresentação na CES.

Publicidade

No entanto, ao ser pressionada para fornecer mais explicações, a fabricante de chips retificou que a Thunderbolt 4 não é nada além da 3, porém renomeada — ou seja, ela não é, de fato, mais veloz, como informado pelo Tom’s Hardware.

O desenvolvedor do Tweetbot, Paul Haddad, também já havia cantado a pedra:

O mais lógico seria que a Thunderbolt 4 fosse 4x os canais PCIe 4.
O mais útil seria se fosse 8x os canais PCIe 3.
O mais típico da Intel é que isso seja apenas uma nova marca da Thunderbolt 3/USB 4.
.
Falei, típica besteira da Intel. tomshardware.com/news/what-is-t…

Não obstante, a Intel não mentiu quando afirmou que a Thunderbolt 4 seria 4x mais rápida que a USB 3: considerando que esta é capaz de atingir uma velocidade de 5Gb/s, como supracitado — e que a Thunderbolt 4 terá as mesmas velocidades do padrão mais recente, ou seja, 40Gb/s —, então isso realmente é uma verdade.

Ainda assim, veremos como será a implementação desse “novo-antigo” protocolo daqui para frente…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple TV+: Patricia Arquette protagonizará série “Severance”; bastidores de “The Morning Show” são divulgados

Próx. Post

FBI pede ajuda da Apple para desbloquear iPhones de atirador da Flórida [atualizado]

Posts Relacionados