O American Customer Satisfaction Index (ACSI) divulgou hoje mais um levantamento sobre o índice de satisfação dos consumidores referente ao mercado de computadores pessoais dos Estados Unidos, o qual inclui desktops, tablets e notebooks. Repetindo a dose dos últimos anos, a Apple apareceu mais uma vez no primeiro lugar da pesquisa.
O levantamento, de acordo com o ACSI, usou dados de 9.271 cidadãos coletados entre julho de 2021 e junho de 2022 e, assim como em edições anteriores, conta com uma escala de pontuação que vai de 0 a 100 para cada marca.
A Apple, como é possível conferir na tabela abaixo, conseguiu manter os seus 82 pontos no período compreendido pela pesquisa, mas viu a sua rival mais próxima, a Samsung, sair de 79 para 81 pontos — um crescimento de 3%. A média do mercado de computadores pessoais em geral se manteve em 79 pontos.
Logo atrás das duas rivais históricas, temos nada menos do que cinco marcas empatadas com 79 pontos: Acer, Amazon, ASUS, Dell e Lenovo. Dessas, a que teve o crescimento mais substancial foi a Amazon, que estava com 74 pontos em julho do ano passado — um aumento de 7%. A HP, por sua vez, caiu de 80 para 78 pontos (-3%).
De todas as três categorias de produtos consideradas pelo ACSI, os desktops foram os que mais agradaram os usuários, saindo dos 78 para os 80 pontos. Os notebooks e tablets apareceram logo atrás, empatados com 79 pontos.
Entre os fatores considerados pela pesquisa, estão condições como: satisfação com o design das máquinas, qualidade do som, poder gráfico, disponibilidade de aplicativos, velocidade do processador, entre outros. Todos os consumidores entrevistados foram escolhidos aleatoriamente.
via MacTech