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Vendedores de carros da GM criticam fim de suporte ao CarPlay

CarPlay do Lucid Air

Há alguns meses, noticiamos que os futuros veículos elétricos da General Motors deixarão de suportar o CarPlay. Em seu lugar, passará a ser incluído nos carros da marca um novo sistema proprietário desenvolvido em parceria com o Google, do qual ainda não se tem muitos detalhes — embora os primeiros carros com a novidade devam ser lançados nos próximos meses.

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O que se tem, porém, são diversas reclamações de vendedores da GM preocupados com o efeito que esse novo sistema terá sobre as vendas. De acordo com o Detroit Free Press, ele já será lançado em modelos como Chevrolet Silverado, Blazer Equino, GMC Sierra e Cadillac Celestiq, mas ainda não houve testes ou comunicação direcionada aos representantes comerciais da marca.

Além de 98% dos carros nos Estados Unidos contarem com o CarPlay, a taxa de satisfação é bastante alta (57%), contra 50% de sistemas próprios e 44% do Android Auto. Assim, alguns dos vendedores disseram, por exemplo, que ainda não sabem de detalhe algum do novo software a ser implementado, bem como lembraram que não há exatamente problemas a serem consertados na solução da Apple.

Até onde se sabe, o sistema da GM usará o Bluetooth para se conectar ao smartphone, oferecendo suporte a chamadas telefônicas, mensagens e navegação no mapa. O novo software, porém, não deverá ter acesso aos contatos salvos no iPhone, o que impossibilitará uma série de comandos. Para isso, será necessário usar o recurso de contatos do Google no lugar.

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Como disse um dos vendedores ouvidos pelo Detroit Free Press, o sistema da GM “não pode apenas funcionar. Tem de ser o melhor do mercado. Melhor do que o CarPlay”. A GM, por sua vez, garantiu que o seu sistema terá tudo o que a solução da Maçã já oferece.

Outro vendedor reclamou de estar gastando tempo e esforços com essa questão, em meio ao lançamento de veículos importantes, ressaltando que a mudança poderá dar errado devido a vários motivos. Não se sabe, por exemplo, se o software da GM será tão atualizado quanto o CarPlay, ainda que tenha sido feito em parceria com o Google.

Vale lembrar, ainda, que existem carros — inclusive da própria GM(!) — que usam sistemas do Google e, mesmo assim, têm suporte ao CarPlay. Juntando esse fato às nada conservadoras projeções de lucro da fabricante com assinaturas relativas ao novo software nos próximos anos, fica muito claro o objetivo da empresa com essa mudança.

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Já foi inclusive dito pela GM que recursos como o Google Maps serão gratuitos apenas por oito anos. Assim, por mais que haja promessas de que o sistema em si será gratuito, recursos essenciais deverão depender, a longo prazo, de uma assinatura.

Alguns vendedores, porém, lembraram que a mudança poderá custar vendas à empresa. O desenvolvimento e a manutenção desse software, também, o que complexifica o cálculo em relação a se a mudança seria realmente uma decisão acertada. Com a adoção do novo sistema, claro, a GM também marca uma posição contra o novo CarPlay, que deverá ser lançado neste ano com uma maior integração entre o carro e o software da Apple.

via AppleInsider

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