Poucas empresas no mundo da tecnologia foram capazes de lançar tantos produtos revolucionários como a Apple, os quais se traduzem em boas fontes de receita para a companhia.
Desde o lançamento do primeiro iPhone, em 2007, a Maçã vem tentando emplacar sua “próxima grande coisa” — vide o iPad, o Apple Watch, os AirPods e, mais recentemente, o Apple Vision Pro.
Por mais bem-sucedidos que esses dispositivos possam ter sido, porém, a verdade é que nenhum deles conseguiu (ainda) ter o mesmo impacto que o iPhone. Por isso, de acordo com jornalista Mark Gurman (da Bloomberg), a Apple já estaria apostando em um novo mercado para diversificar suas fontes de receita: o da robótica.
Mais especificamente, a gigante de Cupertino estaria investindo fortemente no campo da robótica pessoal, com um foco especial em dispositivos de casa conectada. Segundo pessoas próximas à empresa, os seus engenheiros estariam trabalhando no momento em uma espécie de robô capaz de seguir os usuários pelas suas casas, além de um dispositivo de mesa que usaria robótica para mover uma tela para várias direções.
Gurman deixou claro, contudo, que o desenvolvimento desses dois produtos ainda está numa fase bastante embrionária, de modo que eles poderão até mesmo nunca ver a luz do dia. A Maçã, porém, começou a dar mais atenção para eles depois que o projeto do “Apple Car” — uma das suas grandes apostas — foi oficialmente cancelado.
O jornalista também diz que, ao entrar no mercado de robótica pessoal, a Apple teria a chance de não só estar presente em mais uma área da vida de seus usuários, mas também de capitalizar em cima da atual onda de inteligência artificial. Os projetos da empresa envolvendo robótica, inclusive, estariam sendo tocados tanto pela sua divisão de engenharia de hardware quanto pelo seu time de aprendizado de máquina (machine learning, ou ML).
Herança do trabalho feito para o “Apple Car”, esses produtos já entraram e saíram do cronograma de lançamentos da Maçã algumas vezes, com boa parte dos executivos ainda discordando se o projeto deve ou não seguir em frente. A maior preocupação dentro da empresa seria se os consumidores estariam mesmo dispostos a desembolsar uma bela grana para ter esses produtos em suas casas.
Ainda de acordo com as informações, boa parte do time de robótica da Apple que estava trabalhando no carro da empresa foi realocado para o time de casa conectada. Assim como o “Apple Car”, o primeiro dispositivo seria totalmente autônomo e serviria, principalmente, como uma ferramenta de videoconferência. A Apple até pensou em fazê-lo ser capaz de lidar com algumas tarefas do dia a dia, como lavar a louça, mas logo concluiu que isso seria extremamente difícil — pelo menos nesta década.
Será que logo veremos um “iRobot” por aí? Aguardemos…