O melhor pedaço da Maçã.
Apple Pay

O que é e como funciona o Apple Pay?

Já pensou em pagar as suas compras usando apenas o seu smartphone ou smartwatch e deixar o seu cartão de débito/crédito em casa? O que antes parecia apenas um sonho, hoje já é uma realidade para muita gente no Brasil e em vários países.

Publicidade

No caso da Apple, o nome escolhido para o serviço da empresa foi simplesmente… Apple Pay. A carteira digital da Maçã foi lançada junto ao iPhone 6/6 Plus e ao Apple Watch (primeira geração), em setembro de 2014.

Além da possibilidade de usar o iPhone ou o Apple Watch para realizar pagamentos físicos, o Apple Pay também é compatível com inúmeros aplicativos e sites, facilitando as coisas até para quem usa iPad ou Mac.

Apple Pay

Expansão do Apple Pay no Brasil

Apesar do início lento, o Apple Pay foi, aos poucos, sendo expandido para diversos países ao redor do mundo — no Brasil, ele desembarcou apenas em 2018, com uma parceria inicialmente exclusiva com o Itaú.

Publicidade

De lá para cá, ele passou a ser compatível com as principais bandeiras e bancos. Aqui no MacMagazine, nós inclusive atualizamos com frequência uma lista com todos eles.

É seguro?

O bacana do Apple Pay é que as transações são bem mais seguras do que aquelas feitas usando os próprios cartões. Isso ocorre por uma série de fatores, como não precisar passar o cartão físico nas tradicionais maquininhas (que já foram alvo de golpistas, usando-as para cloná-los).

Quando você cadastra um cartão, todos os seus dados inseridos são devidamente criptografados. Após isso, a Apple decodifica-os e define qual é a rede de pagamento do seu cartão. Uma nova criptografia dos seus dados é feita através de uma chave que pode ser desbloqueada apenas pela rede de pagamento.

Publicidade

Após o cartão ser devidamente aprovado para uso, o banco, o centro de serviço autorizado pelo banco ou a administradora do cartão criam um número da conta do dispositivo único, criptografa-o e o envia para a Apple junto a outros dados.

Segundo a empresa, nem mesmo ela pode descriptografar esse número da conta, que fica armazenado na Secure Enclave (um chip presente nos dispositivos da Maçã que armazena informações sensíveis com total segurança). Esse número é isolado dos sistemas operacionais (iOS, watchOS e macOS) e nunca é armazenado nos servidores da Apple ou incluído em backups do iCloud, por exemplo.

Assim que o usuário faz o pagamento usando o Apple Pay e a autenticação é feita com sucesso, a Secure Enclave fornece o número de conta do dispositivo e um código de segurança dinâmico (específico para cada transação) e outras informações que são necessárias para concluir a compra.

Publicidade

Nem a Apple, nem o dispositivo enviam o número do cartão para ninguém. Antes de uma compra ser aprovada, o banco ou a administradora do cartão pode realizar uma confirmação das suas informações de pagamento, de forma a verificar o código de segurança dinâmico para garantir que ele seja único e que esteja vinculado ao seu dispositivo.

Ainda segundo a Maçã, ela não tem acesso ao número do seu cartão e não coleta as informações sobre as suas compras. Portanto, esses dados ficam restritos apenas a você, ao estabelecimento e ao banco/administradora do cartão.

Como cadastrar um cartão?

A ideia do serviço é possibilitar que você cadastre o seu cartão de débito/credito no app Carteira (Wallet) e faça pagamentos apenas aproximando o iPhone ou o Apple Watch de um terminal de pagamentos compatível com a tecnologia NFC1Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade..

YouTube video

Com isso, você passa a não precisar mais do seu cartão físico em si.

Como pagar usando um iPhone com Touch ID

Ao usar um iPhone com Touch ID, basta aproximar o telefone ao terminal de pagamento que o cartão aparecerá na tela do telefone; depois, autentique o pagamento colocando o dedo no sensor biométrico e… pronto!

YouTube video

Como pagar usando um iPhone com Face ID

Já em iPhones com Face ID, é preciso apertar duas vezes o botão lateral do aparelho para que o cartão de débito/credito apareça na tela; depois, basta fazer o reconhecimento do seu rosto e aproximar o cartão ao terminal de pagamento.

YouTube video

Como pagar usando um Apple Watch

No caso do Apple Watch, ele precisa estar no seu pulso e devidamente desbloqueado; depois, basta apertar duas vezes o botão lateral e aproximar o relógio da máquina.

Apple Pay

Não importa com qual dispositivo você paga: em todos eles, você ouvirá um bipe ou sentirá uma vibração para confirmar que a transação foi feita com sucesso.

O Apple Pay já está presente na sua vida? Bem, se ainda não está, saiba que ele é uma grande mão na roda! 💳


Ícone do app Apple Wallet
Apple Wallet de Apple
Compatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 1.3.4 (1.5 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Watch: Detecção de Queda salva ciclista após acidente

Próx. Post

Como criar coleções de publicações no Instagram [iPhone e web]

Posts Relacionados