O melhor pedaço da Maçã.

Wi-Fi Alliance oficializa chegada do Wi-Fi 7 durante a CES 2024

A Wi-Fi Alliance finalmente anunciou hoje, durante a Consumer Electronics Show (CES) 2024, o lançamento do padrão Wi-Fi 7, o qual estava em desenvolvimento há mais de um ano e promete conexões mais rápidas e estáveis do que o atual Wi-Fi 6E.

Publicidade

Alguns leitores podem estranhar essa notícia, uma vez que já existem alguns dispositivos no mercado com suporte ao Wi-Fi 7. Isso acontece pois algumas fabricantes decidiram se adiantar e lançar aparelhos seguindo versões anteriores das especificações do novo padrão, a qual foi oficializada agora.

Na prática, isso significa que a Wi-Fi Alliance passará a certificar produtos lançados com o Wi-Fi 7 daqui para frente, oferecendo mais certeza de que eles serão interoperáveis. Isso não significa, porém, que os dispositivos que já estão no mercado não funcionarão com o padrão, mesmo que eles não recebam a certificação — o que poderá (ou não) acontecer.

O Wi-Fi 7, vale lembrar, utiliza canais na faixa dos 320MHz para entregar velocidades de até 46Gbps, além de ser retrocompatível com versões anteriores e contar com uma modulação de amplitude de quadratura (QAM) 4K. Ele também conta com o mesmo padrão de criptografia WPA3 introduzido pelo Wi-Fi 6.

Publicidade

A maior estabilidade também é um dos grandes chamarizes do Wi-Fi 7, que traz suporte a Operação Multi-Link (MLO, na sigla em inglês) para permitir que um dispositivo se conecte a mais de uma frequência ao mesmo tempo. Esse truque, segundo a Wi-Fi Alliance, também garante mais velocidade e uma latência menor.

Para isso, assim como o Wi-Fi 6E, a nova geração funciona com bandas de 2,4GHz, 5GHz e 6GHz. Ao The Verge, Kevin Robinson, CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Wi-Fi Aliiance, porém, afirmou que o Wi-Fi 7 é a primeira geração do padrão desenvolvida desde o zero para bandas de 6GHz.

Segundo a Wi-Fi Alliance, é esperado que cerca de 233 milhões de dispositivos com Wi-Fi 7 cheguem ao mercado neste ano — número que deverá pular para 2,1 bilhões até 2028. No caso da Apple, não há ainda nenhuma previsão de quando Macs, iPhones e iPads adotarão o Wi-Fi 7.

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“Napoleão”, de Ridley Scott, estará disponível para compra/aluguel amanhã nas plataformas digitais

Próx. Post

Withings une termômetro, oxímetro, ECG e mais em novo dispositivo de saúde

Posts Relacionados