O melhor pedaço da Maçã.

Empresa é paralisada após perda total de fotos do iCloud [atualizado]

iCloud

Se você é daqueles que confiam todos os seus dados, fotos e documentos importantes a um único serviço de armazenamento na nuvem (como iCloud, Google Drive, etc.), é melhor ficar ciente de que, assim como as mídias físicas, eles também estão sujeitos a danos que podem acarretar na perda parcial ou total dos dados armazenados.

Publicidade

Foi o que aconteceu com Josh Hill, CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da microempresa Koingo Software, o qual anunciou recentemente a paralisação de todas as operações da companhia devido a uma perda extrema de dados que estavam armazenados no iCloud, serviço no qual ele guardava mais de 6 mil fotos e centenas de vídeos.

Segundo Hill, o infortúnio aconteceu logo depois que ele subiu esse montante de mídias de uma vez só para a nuvem da Apple. Ao editar e excluir algumas delas, ele acabou se deparando com um problema no app Fotos, o qual acabou eliminando por completo a sua vasta biblioteca de arquivos.

Para recuperar os dados perdidos, Hill tentou usar ferramentas de recuperação e até mesmo entrou em contato com o suporte da Apple, mas a empresa se recusou a investigar o problema devido a um detalhe que pode ter sido crucial para a perda de dados: ele estava usando uma versão beta do macOS Ventura.

Dica de ouro

Como sempre alertamos aqui no MacMagazine, versões beta servem para fins de testes e não para uso convencional. Além de recomendar que você faça um backup antes de instalá-las no seu computador ou smartphone, a própria Apple deixa claro que elas não devem ser executadas em dispositivos para produção ou críticos para negócios.

Publicidade

Ainda assim, esse não foi o único erro do executivo, visto que serviços de armazenamento em nuvem também não funcionam como serviços de backup — embora sejam frequentemente confundidos com eles — e a Apple também alerta nos termos de uso do iCloud que seus arquivos estão sujeitos a danos.

É bom ter em mente que o backup dos dados é de responsabilidade do próprio usuário, cabendo a ele a ação de salvar seus arquivos periodicamente em outro local — seja em outro serviço de armazenamento em nuvem ou em algum tipo de mídia física (como pendrive, HDD externo, etc.), ainda mais quando tratamos de algo tão pessoal quanto fotos.

Publicidade

Fica sempre a dica! 👀

via Manual do Usuário

Atualização 23/03/2023 às 20:30

Poucos dias após o anúncio da paralisação da Koingo devido à perda das fotos e vídeos armazenadas no iCloud, Hill fez uma nova publicação no site da empresa revelando que o problema foi (felizmente) resolvido.

Publicidade

Segundo o CEO, mesmo com a resposta corriqueira de que nada era possível fazer devido ao uso de uma versão beta do macOS, ele não perdeu as esperanças de que a empresa poderia recuperar seus arquivos e resolveu escrever para a alta administração da companhia.

Alguns dias após o seu apelo, os engenheiros de backend da Apple conseguiram finalmente recuperar os dados, os quais foram deletados acidentalmente quando ele seguiu alguns poucos passos no app Fotos.

Ao segurar a tecla ⌥ option antes de abrir o app Fotos, é exibida uma tela de gerenciamento das fototecas, onde é possível escolher uma fototeca, buscar outra no computador ou até mesmo criar uma nova. Hill optou pela última opção, mas foi além: após criar a nova Fototeca, ele abriu as Preferências do app Fotos e definiu a nova biblioteca criada por ele como a Fototeca do Sistema.

Ele achava que, com isso, todas as fotos que estavam armazenadas no iCloud apareceriam na nova fototeca. Entretanto, o que aconteceu foi que a antiga fototeca que abrigava suas imagens e vídeos foi simplesmente substituída por essa nova, vazia.

Como ela foi definida como a fototeca do sistema, ela acabou sincronizando com todos os outros dispositivos — o que explica o fato de não terem aparecido na pasta “Apagadas recentemente”.

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 16.4 permitirá encerrar suporte às Notificações de Exposição (COVID-19)

Próx. Post

Apple TV+ é indicado aos prêmios televisivos do BAFTA

Posts Relacionados