No trimestre fiscal passado, pela primeira vez na história do iPhone, as vendas do aparelho tiveram um crescimento tímido de 0,4% — ainda que tenham sido comercializados nada menos do que 74,8 milhões de dispositivos, gerando US$51,6 bilhões em receitas.
Isso, é claro, despertou o alarme para analistas financeiros que já trataram de colocar um enorme ponto de interrogação no futuro do iPhone — e da Apple como um todo, afinal, no último trimestre fiscal o smartphone representou 68% do faturamento da empresa. Entretanto, uma pesquisa [PDF] realizada pela Consumer Intelligence Research Partners referente ao primeiro trimestre de 2016 mostrou1A pesquisa da CIRP envolveu 500 pessoas que ativaram um aparelho novo ou usado, entre os dias 1º e 14 de abril. que, ao menos nos Estados Unidos (que ao lado da China é o principal mercado da Maçã), as coisas vão bem para a companhia.
Juntos, iOS e Android detêm 95% do mercado local — o que realmente impressiona. A questão aqui é que, no mesmo período de 2015, o iOS tinha 28% do mercado; agora, esse número subiu para 40%. Comparativamente, o Android tinha 69% e agora tem 57%.
Veja a queda de mercado do iPhone do quatro trimestre de 2014 para o primeiro trimestre de 2015. Agora compare com o quarto trimestre de 2015/primeiro de 2016. Como podemos ver, o market share do aparelho se manteve praticamente estável — o que comprova que a Apple está fazendo muito bem o papel de atrair usuários da plataforma do Google.
Uma outra pesquisa da CIRP feita com consumidores de iPhones, porém, indicou que os iPhones 6s/6s Plus representaram “apenas” 61% das vendas dos aparelhos da Maçã no período, bem atrás dos 78% dos iPhones 6/6 Plus no mesmo período de 2015. Por outro lado, isso mostra como é importante para a Apple continuar comercializando gerações passadas do iPhone, do ponto de vista estratégico.
Quando partimos para uma análise de marca em vez de sistemas operacionais, aí a superioridade da Apple frente a concorrência (em seu país natal, é bom lembrar) é grande. Mesmo com “apenas” 40% — contra 57% do Android —, a Apple detém 40% do mercado contra 37% da segunda colocada, a Samsung (o que mostra que a sul-coreana está muito bem posicionada nos EUA e que, juntas, elas comandam as vendas no país).
Não é à toa que Apple e Samsung dominam o lucro do mercado inteiro de smartphones…
Notas de rodapé
- 1A pesquisa da CIRP envolveu 500 pessoas que ativaram um aparelho novo ou usado, entre os dias 1º e 14 de abril.