O melhor pedaço da Maçã.

Patente da Apple imagina Mac que “mora” dentro de um teclado

1977 ligou e pediu o Apple II de volta
Patente de Mac inserido em teclado

Pode-se dizer que, ainda que o Apple Silicon abra um universo de possibilidades para os Macs no que diz respeito a formatos e aplicações, a Apple ainda não começou a explorar esse horizonte (publicamente, pelo menos). Até o momento, o que temos visto são reiterações de ideias e formatos já existentes — com benefícios reais, claro, a começar pela performance e pela bateria, mas sem aquele gostinho de coisa nova.

Publicidade

De acordo com uma patente publicada recentemente pela Apple e avistada pelo iMore, entretanto, os engenheiros de Cupertino estão sim empenhados em experimentar novas possibilidades para os Macs. No registro, a empresa descreve um computador que poderia “morar” dentro de um dispositivo de entrada, como um teclado.

Para quem acompanha a história da Apple ou da computação, não há nada de exatamente inédito nisso: o Apple II já seguia essa exata ideia em 1977, com todos os seus componentes inseridos dentro de uma carcaça com um teclado na sua superfície superior — acessórios como monitor e leitor de disquetes eram encaixados, de forma modular, atrás do teclado.

Apple II Plus
Apple II Plus

A diferença, claro, é que o Apple II era um trambolho de 6kg com 45cm de profundidade. 45 anos depois, as tecnologias do chip M1 (e de seus vindouros sucessores) podem proporcionar uma máquina um tantinho menor e mais leve — imagine, por exemplo, um Magic Keyboard com um Mac completo dentro dele, bastando conectar a máquina a um monitor e um mouse/trackpad para trabalhar.

Publicidade

A ideia faz ainda mais sentido considerando os rumores de que o Mac mini poderá assumir uma posição mais elevada no catálogo de computadores da Maçã, com chips mais potentes e apelo para profissionais. Caso isso realmente ocorra, o “Mac Keyboard” poderia ocupar o lugar de entrada na linha de desktops da Apple, seguindo a proposta original do mini — com a diferença que, aqui, você nem precisaria trazer o seu próprio teclado. 😛

Isso, claro, não passa de especulação: como sabemos, patentes são o lugar reservado para o registro de todas as ideias mais estrambólicas, muitas das quais nunca saem do papel. Ainda assim, fica claro que o futuro dos Macs pode ser — e será — bem mais interessante e variado do que a lógica binária desktop/laptop que temos hoje. Concordam?

via Patently Apple

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Já é possível capturar telas do PS5 no Brasil usando o iPhone

Próx. Post

Reparo do Face ID poderá não exigir troca do iPhone inteiro [atualizado]

Posts Relacionados