O Google anunciou hoje que otimizou anúncios do AdSense para smartphones com browsers modernos, incluindo iPhones/iPods touch e dispositivos com Android e webOS (apenas o Palm Pre, por enquanto). Isso nada tem a ver com o programa AdSense for Mobile Applications, é bom notar.
A novidade permite que veículos insiram anúncios do AdSense maiores e mais ricos nesses gadgets, que antes eram limitados a versões menores — em sua maioria apenas de texto, da época em que navegávamos em sites WAP.
O recurso inclui a implementação de um novo pedaço de código em JavaScript, tão fácil de ser inserido em sites móveis quanto os anúncios convencionais do AdSense para desktops. O sistema reduz a latência de mostragem das propagandas e permite que o webmaster faça customização de formatos no próprio AdSense.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fbV6D1ctPg0[/youtube]A Gartner prevê um crescimento de 27% em smartphones somente em 2009, o que deverá resultar num mercado de 177 milhões de dispositivos comercializados durante o ano. Não é à toa que os olhos da firma de Mountain View também estão focados nesse segmento.