O melhor pedaço da Maçã.

Custos de iniciativas ambientais não são repassados para consumidores, diz VP da Apple

InStyle
Lisa Jackson no Apple Park

A vice-presidente de iniciativas ambientais, políticas e sociais da Apple, Lisa Jackson, afirmou ontem durante sua participação no evento Reuters NEXT (em Nova York) que a empresa não cobra a mais de seus clientes para garantir seus avanços em matéria de sustentabilidade.

Publicidade

Essa declaração veio pouco tempo depois de a empresa anunciar o que seriam os seus primeiros produtos 100% neutros em emissões de carbono, o que inclusive provocou algumas acusações de greenwashing.

Segundo Jackson, a Maçã não cobra um valor “premium” para “cuidar do trabalho” que está fazendo. Na verdade, a ideia seria inspirar outras empresas e mostrá-las que é sim possível tomar ações na cadeia de fornecimento para tornar uma empresa mais verde — algo que teria saído da boca do próprio CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da companhia, Tim Cook.

Eu quero fazer isso de uma maneira que outras empresas possam dizer que isso não é porque são da Apple [referindo-se à fala de Cook], é porque eles entendem como fazer com que a energia limpa e os materiais (recicláveis) funcionem nas cadeias de fabricação e reduzam as emissões.

Como lembrado pela Reuters, a Apple tem adotado uma postura bastante agressiva ultimamente para se estabelecer de vez como uma empresa verde, o que inclui o apoio a uma legislação no estado da Califórnia (Estados Unidos) que busca obrigar empresas a emitir relatórios sobre suas emissões de gases do efeito estufa. Empresas críticas dessa proposta argumentam que seria mais fácil para a Apple atingir esses objetivos em comparação a empresas de outras indústrias, especialmente daquelas conhecidas por usar mais energia.

Publicidade

Jackson, porém, reconheceu os desafios de se adotar uma abordagem mais sustentável ao dizer que “até mesmo fazer os moinhos de vento para gerar energia renovável tem uma pegada de carbono”. Embora tenha conseguido diminuir a pegada de carbono do Apple Watch em 78%, por exemplo, a gigante de Cupertino ainda precisa lidar com os 8 quilogramas de emissões atrelados a cada relógio — algo que, segundo Jackson, a empresa “ainda não tem a habilidade necessária para fazer”.

A VP também garantiu que a Apple está trabalhando com empresas de processamento menores para reciclar elementos de terras raras e outros materiais. A ideia aqui, segundo ela, é ajudar outras companhias a se tornarem mais sustentáveis e impulsionar os seus esforços já existentes.

via AppleInsider

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Steve Wozniak, cofundador da Apple, é hospitalizado por suposto mal súbito [atualizado]

Próx. Post

Apple TV+ divulga teaser de “Masters of the Air”, com Austin Butler

Posts Relacionados