O melhor pedaço da Maçã.

iFixit já colocou as mãos no Apple Watch; venha conhecer todas as suas entranhas

Apple Watch todo desmontado pela iFixit

YouTube video

Publicidade

Todo lançamento de produto Apple passa por algumas fases tradicionais, que vão desde os primeiros rumores e vazamentos ao anúncio oficial aos unboxings e, é claro, à desmontagem feita pela iFixit. Hoje, chegou o dia do Apple Watch.

Os caras viajaram até a Austrália e já desmontaram por completo um Apple Watch Sport (alumínio) de 38mm. Ainda deveremos ver algumas pequenas diferenças no modelo de 42mm, mas internamente as três linhas (Watch e Watch Edition) devem ser bem parecidas — se não idênticas.

Como esperado, aquela famigerada porta de diagnóstico vem fechada/protegida nos modelos comerciais do Watch:

Porta de diagnóstico do Apple Watch (iFixit)

Também dá para ver o modelo do produto, A1553. O de 42mm, por sua vez, é o A1554.

Publicidade

Eis os destaques do teardown:

  • Retirar a tela não é uma tarefa muito difícil. Requer um pouco de aquecimento para conseguir levantá-la da carcaça do relógio. Depois, é preciso desconectar os cabos do display e do digitizer, com bastante cuidado.
  • Mesmo o Apple Watch Sport tem um pouquinho de ouro na sua parte interior. A iFixit acredita ser algum tipo de antena.
  • A bateria do Watch é presa por um adesivo simples, fácil de retirar. Neste modelo de 38mm, ela tem 3,8V, 0,78Wh e uma capacidade de 205mAh. Concorrentes como o Moto 360 e o Samsung Gear, por exemplo, têm baterias de 300mAh.
  • Os parafusos que prendem o “chip” S1 são tão minúsculos que mesmo a menor das ferramentas da iFixit não foi suficiente; eles tiveram que modificar à mão uma das chaves. 😉
  • O alto-falante do Watch, como esperado, é minúsculo. E ele vem equipado com um O-ring, para ter uma certa resistência a água.
  • Por dentro do relógio, a iFixit conseguiu retirar alguns parafusos e chegar aos conectores magnéticos escondidos por trás da porta de diagnóstico. A Apple certamente deve ter uma forma mais simples de chegar a eles sem ter que desmontar o dispositivo, hehe.
  • Depois de retirar quase tudo de dentro do Watch, a iFixit chegou finalmente ao S1. Ao levantá-lo, descobriram bastante adesivo e vários cabos/conectores que interligam todas as suas funções. É praticamente impossível chegar a esse estágio sem danificar alguma coisa. A iFixit não chegou a tentar remover a superfície do “chip”, mas alguma empresa como a Chipworks logo, logo deverá fazer isso e nos trazer mais detalhes sobre ele.
  • Atrás da tela do relógio (provavelmente uma de AMOLED, fabricada pela LG), a iFixit encontrou um chip ARM Cortex que controla a touchscreen e um sensor de luminosidade ambiente.
  • A Coroa Digital (Digital Crown) do Watch conta com um sistema de codificação que “lê” a sua rotação — o que provavelmente permite que o sistema identifique diferentes velocidades/acelerações e corresponda isso em respostas proporcionais para o usuário.
  • Analisando as lentes na parte inferior do relógio, a iFixit detectou que o monitor cardíaco do Watch funciona como um oxímetro de pulso. Na teoria ele poderia medir o nível de oxigenação do sangue, mas por ora a Apple não fala nada sobre isso (talvez por questões de aprovação governamental?).
  • Ah, claro: ali por baixo também há um pequeno ímã responsável por “prender” o Watch à sua base de carregamento indutivo.
  • A iFixit também deu uma olhadinha na base em si, que não trouxe surpresas além de uma superfície presa por adesivos e um “núcleo” magnético.

Mais algumas fotos:

Instruções de como colocar a pulseira
Instruções de como colocar a pulseira
Interior do Apple Watch ao lado do de um relógio mecânico tradicional
Interior do Apple Watch ao lado do de um relógio mecânico tradicional
A bateria do Apple Watch
A bateria do Apple Watch
O Taptic Engine do Apple Watch
O Taptic Engine do Apple Watch
O botão que fica embaixo da Coroa Digital do Apple Watch
O botão que fica embaixo da Coroa Digital do Apple Watch

Para o Apple Watch, a iFixit deu uma surpreendente nota 5/10 no seu quesito “reparabilidade”.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple publica três novos comerciais do Watch: “Nós”, “Acima” e “Levantar”

Próx. Post

Vídeo: teste revela que o Watch é muito mais resistente à água do que a Apple informa

Posts Relacionados